Tecnologia
Dia do Trabalho é comemorado com Doodle pelo Google
Atualmente, a data é marcada pela realização de festas organizadas pelas centrais sindicais por todo o país.
Acorda Cidade
O Google está comemorando, nesta quarta-feira (1), o Dia do Trabalho com um Doodle especial. A data tornou-se feriado nacional em setembro de 1925, quando o então Presidente Artur Bernardes assim decretou. Atualmente, a data é marcada pela realização de festas organizadas pelas centrais sindicais por todo o país.
De acordo com relatos históricos, no dia 1º de maio de 1886, trabalhadores realizaram uma manifestação nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, reivindicando, entre outras coisas, a redução da jornada de trabalho para oito horas diárias e contou com a participação de milhares de pessoas, que acabou se transformando em uma greve geral. No dia 3 de maio, um conflito entre manifestantes e a polícia local acabou com alguns participantes mortos.
No dia seguinte, uma nova manifestação foi marcada para protestar contra as mortes ocorridas anteriormente. Durante o protesto, uma bomba foi jogada, por desconhecidos, contra os policiais que tentavam dispersar os manifestantes. Com a explosão, a polícia abriu fogo contra a multidão, o que resultou na morte de sete oficiais e de 12 manifestantes, deixou dezenas de feridos. O incidente ficou conhecido como Revolta de Haymarket.
Em 20 de junho de 1889, uma nova manifestação foi convocada em Paris, na qual ficou decidido que, anualmente, em todo dia 1º de maio, manifestações seriam realizadas com o objetivo de reivindicar novamente pelas oito horas diárias de trabalho e como forma de lembrar as lutas sindicais ocorridas em Chicago.
Em 1891, uma manifestação realizada no norte da França foi dispersada pela polícia e, mais uma vez, resultou na morte de manifestantes. O ocorrido apenas reforçou a vontade dos trabalhadores em lutar pelos seus direitos. Mas, apenas em 23 de abril de 1919, o senado francês definiu as oito horas de trabalho diárias e proclamou o dia 1º de maio daquele ano como sendo feriado nacional. O exemplo foi seguido por muitos outros países, que reduziram as jornadas de trabalha (que chegavam a 16 horas) para oito horas diárias.
No Brasil, a data era considerada apenas como protestos e críticas às estruturas sócio-econômicas do país, uma vez que, até então, era marcada por passeadas e piquetes. Com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, a aceitação do movimento foi sendo sutilmente alterada, passando-se a considerá-la como um dia destinado à celebração do trabalhador. Desde então, o Dia do Trabalho passou a ser comemorado com celebrações, desfiles e festas populares.
No país, a data também comemora a assinatura do decreto-lei n.º 5.452, em 1º de maio de 1943, que sancionou a Consolidação das Leis do Trabalho e foi assinado pelo então Presidente Getúlio Vargas. As informações são do Techtudo.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes