A cidade de Feira de Santana se prepara para a 11ª edição da Feira Internacional do Conhecimento (Finc) 2024, organizada pelo Grupo Nobre entre os dias 21 e 24 de outubro. Realizada pelas instituições de ensino Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) e o Centro Universitário Nobre (Unifan), o evento marca seu retorno após uma pausa de quatro anos devido à pandemia da covid-19 e traz o tema “Bahia: A Dor e a Delícia de Ser o Que É”, celebrando a cultura, história e identidade do estado.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, Mariana Souza, vice-presidente do Grupo Nobre, falou sobre o objetivo principal do evento e o protagonismo dos alunos, neste que é, considerado o maior evento acadêmico do Norte e Nordeste do Brasil.
“Essa é a 11ª edição e estamos promovendo novamente a Feira Internacional do Conhecimento. Depois de quatro anos sem o evento por causa da pandemia, agora estamos retomando com o tema Bahia. Nossos alunos serão os protagonistas. Teremos estandes e salas temáticas de apresentação de trabalhos”.
A grande atração da abertura será o artista baiano Carlinhos Brown, que conduzirá uma palestra sobre as expressões culturais, religiosas, tecnológicas e culinárias da Bahia, seguida de um show para os alunos e convidados.
“Ele é um artista que representa muito bem o nosso estado. É um evento de cunho internacional, então Carlinhos também é um artista de cunho internacional. Primeiro, ele fará uma palestra de abertura sobre as questões da cultura, de tudo que envolve o nosso estado, e depois fará um show para os nossos alunos e os convidados do Grupo Nobre”, afirmou Mariana ao Acorda Cidade.
A Finc terá uma programação acadêmica e cultural intensa. O evento inclui mais de 40 horas de atividades, como palestras, exposições, apresentações culturais e discussões acadêmicas, reunindo milhares de participantes, incluindo estudantes e pesquisadores. Mariana Souza explicou a estrutura e os espaços temáticos que integrarão o encontro.
Nos dias 22 e 23 de outubro, a Finc estará aberta ao público para visitação dos estandes e participação nas atividades culturais. “A comunidade está convidada a participar nos dias 22 e 23, a partir das 14h até às 22h, para visitar os estandes e conhecer o trabalho dos nossos alunos”, explicou Mariana.
Já a participação acadêmica, com certificação, será destinada aos estudantes de ensino superior, que devem se inscrever pelo Sympla.
“Todos os dias teremos programações acadêmicas e culturais, com diversos estandes e arenas. Denominamos alguns espaços, como a Arena Chapada Diamantina. Temos também a tenda eletrônica, representando a questão da religiosidade. A Igreja do Senhor do Bonfim está muito bem representada dentro do Olimpo, onde haverá um estande de cada curso, com um tema específico fazendo as apresentações. É um evento muito rico. Se pudéssemos, convidaríamos toda a comunidade de Feira de Santana para conhecer, porque é um evento extramuros das instituições. Nossos alunos são os protagonistas, junto com os professores e coordenações de curso. É um evento de grande proporção e grandiosidade, porque conseguimos abraçar tudo que envolve o nosso estado através das nossas instituições de ensino superior”, afirmou a vice-presidente.
Mariana destacou que o evento visa promover a integração dos alunos e o fortalecimento das instituições do Grupo Nobre.
“O objetivo principal desse evento é utilizar as metodologias ativas como centro de aprendizagem dos nossos alunos. É onde eles se tornam protagonistas na educação superior. Esse evento vem coroar essas metodologias, pois cada sala terá uma apresentação de um trabalho de acordo com a disciplina do aluno no semestre. Os estandes também terão a apresentação de trabalhos dos alunos. Então, o evento é de grande relevância acadêmica e, visa promover a integração entre alunos e fortalecer ainda mais a Unef e a Unifan, que são instituições irmãs, proporcionando um conhecimento mais prático. Acreditamos muito que se aprende com a prática”.
Com uma programação extensa e diversificada, a Finc 2024 promete ser um marco na educação e cultura da cidade, reforçando a relevância da Bahia no cenário acadêmico e cultural do país. Em entrevista ao Acorda Cidade, Mariana convidou a população de Feira de Santana para prestigiar o evento.
“Gostaria de convidar a comunidade e a população de Feira de Santana para conhecer nossa instituição, nossas instalações, e participar desse evento acadêmico e cultural. A educação é o caminho para transformar a nossa sociedade, e estamos de portas abertas para promover uma educação de qualidade e melhor para a nossa população”, concluiu.
Leia também:
Finc 2024: Feira de Santana recebe Carlinhos Brown na abertura do maior evento acadêmico da Bahia
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram