Saúde e Educação

Palestra discute a importância do cuidado parental no desenvolvimento infantojuvenil em Feira de Santana

As inscrições já estão abertas pelo Sympla. O evento é sem fins lucrativos.

crianças - ensino - sala de aula freepik -
Foto: Krakenimagens.com/Freepik

A palestra “A Importância do Cuidado Parental para o Desenvolvimento Infantojuvenil” será realizada no dia 24 de outubro, às 19h, no NH Hotel, em Feira de Santana.

O evento, promovido pela pediatra e hebiatra Cinthia Filomena, contará com a presença especial da psicóloga Nanda Perim, conhecida nacionalmente por seu trabalho com parentalidade consciente e acompanhamento infantil.

Esta será a primeira vez que Nanda participa de um evento no estado da Bahia, levando reflexões profundas sobre o papel dos pais e cuidadores no desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças e adolescentes.

Durante entrevista ao Programa Acorda Cidade, pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, Cinthia Filomena destacou o público-alvo do evento e, a importância de trazer os pais para a responsabilidade central no desenvolvimento das crianças. O encontro é aberto ao público.

cinthia filomena
Cinthia Filomena | Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

“Convidamos pais, mães, avós, cuidadores, profissionais de saúde que trabalham com crianças e profissionais de educação. Eu enxergo os professores como apoiadores da família. Se a família consegue ter um bom professor, eles conseguem juntos promover verdadeiramente o desenvolvimento saudável de uma criança, de um adolescente”, afirmou.

O tema central da palestra aborda os desafios crescentes que a educação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes enfrentam no mundo moderno. Com o fenômeno da chamada “geração do quarto”, caracterizada pelo isolamento social e longas horas em dispositivos eletrônicos, pais e cuidadores precisam de atenção redobrada para garantir ambientes saudáveis ao desenvolvimento integral.

Outro ponto abordado pela doutora foi a rotina dos adultos que estão ao redor das crianças. No mundo cada vez mais globalizado, conectado e ansioso, os pequenos podem ser os mais prejudicados no seu desenvolvimento.

Uma das frases disseminadas pela pediatra é de Carla Ferro, que diz: “Criança difícil não existe, difícil é ser criança nesse mundo de gente ocupada, cansada, sem paciência e com pressa”.

crianças - ensino - sala de aula freepik -
Foto: Wavebreak Media/Freepik

“Precisamos pensar no que a criança precisa, no físico, mental e no social. Então, se não pararmos, se a gente não ver a necessidade de cada um e pensar individualmente, a gente não consegue ajudar essas crianças e adolescentes a se desenvolverem bem”, explicou.

As tecnologias, as redes sociais e o uso excessivo de telas também serão temas de destaque nas discussões. Para a médica, o controle desses recursos é fundamental por parte dos adultos.

“Cabe a quem cuida estabelecer rotinas, regras e educação para o uso da tecnologia. Eu acho que esse é o caminho do equilíbrio que devemos buscar. Conversar com as famílias e com as crianças sobre uma forma de educá-las a usar a tecnologia, a que ponto elas têm a capacidade de ter ou não contato, qual será o contato? Depende do cuidador determinar isso, e eu acho que esse é o caminho mais próspero para que possamos ensinar as crianças a lidar com essas novas tecnologias”, orientou a pediatra ao Acorda Cidade.

Para proteger seus crianças e adolescentes dos riscos associados aos jogos de azar, a psicóloga lista estratégias proativas:
Foto: Freepik

Cinthia também destacou sua especialização em hebiatria, uma subespecialidade da pediatria dedicada ao cuidado de adolescentes, que, segundo a médica, ainda não é amplamente conhecida pela sociedade.

“O pediatra tem algumas denominações diferentes em termos de classificação da criança. A Organização Mundial da Saúde orienta do nascimento até os 10 anos. Já o Instituto da Criança e do Adolescente estende um pouco mais, podendo ir até os 12, 13 anos. Eu, particularmente, gosto de atender a parte de hebiatria para meninas a partir dos 13, 14 anos, a partir da primeira menstruação. O menino tem uma maturação tanto emocional quanto sexual um pouco mais tarde. Então, oriento o início dessa atividade em hebiatria, porque depende muito do cognitivo, do desenvolvimento de cada um”.

Segundo a doutora, a hebiatria discute questões do desenvolvimento físico e mental dos adolescentes, que podem deixá-los confusos. Questões como a sexualidade também são fundamentais para garantir o desenvolvimento saudável e seguro dos jovens.

Ela ainda destacou os conceitos de genética, as predisposições que já nascem com cada indivíduo, e a epigenética, que se refere aos estímulos externos que influenciam o desenvolvimento humano.

“Na fase hormonal, onde meninas e meninos desenvolvem os hormônios sexuais, o corpo muda fisicamente. Existem questões que podem deixá-los aflitos sobre como se comportar, o que fazer. Surgem mudanças no corpo, desejos que eles não sabem interpretar. Com a hebiatra, eles conseguem ter uma conversa que, com os pais, é mais difícil, pois a sexualidade ainda é um tabu. Nós conseguimos, dentro do que sabemos e da capacidade intelectual e cognitiva de cada fase, explicar que as mudanças e os sentimentos acontecem”.

As inscrições já estão abertas pelo Sympla, e o evento é sem fins lucrativos. Toda a arrecadação será destinada a cobrir os custos, com o excedente revertido para instituições de caridade.

Cinthia Filomena atende em seu consultório particular, no edifício Charmant, nº 308, em Feira de Santana.

Na oportunidade, a doutora falou sobre a ONG Entre Sorrisos e Encantos, da qual é colaboradora. A organização está com a campanha “Doe uma bicicleta e ganhe um sorriso” neste mês das crianças. Estão sendo recolhidas bicicletas novas e usadas, desde que em bom estado de conservação. Quem puder colaborar, basta procurar a instituição pelas redes sociais, e eles vão até você.

Ouça a entrevista na íntegra:

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários