Micareta 2013

Exposição sobre a história da Micareta de Feira de Santana é lançada

O lançamento da mostra fotográfica foi realizado na manhã desta sexta-feira (19) no saguão do Paço Municipal Maria Quitéria e contou com a presença de diversas pessoas ligadas a festa, secretários municipais, além do prefeito José Ronaldo.

Daniela Cardoso
 
A história da Micareta de Feira de Santana começou a ser escrita no ano de 1957. De lá para cá, a maior festa popular do interior da Bahia passou por muitas mudanças. Para contar e relembrar a história da Micareta, a prefeitura de Feira, através da secretaria municipal de Cultura, Esporte e Lazer, organizou uma exposição fotográfica retratando traços marcantes e as transformações da festa ao longo dos anos.
 
André Gonçalves, presidente da associação dos trios elétricos de Feira de Santana, faz parte dessa história. Ele lembra que a primeira Micareta que participou foi no ano de 1960. “A festa mudou muito. Antes as pessoas andavam a pé, acompanhando as bandinhas de sopro. Hoje se não tiver trio, não tem Micareta.” 
 
O lançamento da mostra fotográfica foi realizado na manhã desta sexta-feira (19) no saguão do Paço Municipal Maria Quitéria e contou com a presença de diversas pessoas ligadas a festa, secretários municipais, além do prefeito José Ronaldo. Várias pessoas que passavam pela frente da prefeitura também prestigiaram a mostra. 
 
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, informou que uma equipe de pesquisadores trabalhou para colher as informações, que posteriormente serão publicadas em um livro. Um museu virtual da Micareta também deve ser criado. José Ronaldo destacou a importância de mostrar a história da festa para a cidade e agradeceu a todos que colaboraram. 
 
O diretor de eventos, Narom Vasconcelos, informou que um dos propósitos da nova gestão é dar um melhor tratamento a cultura de Feira de Santana. “Queremos resgatar essa história e passar para a população como essa festa começou. A Micareta teve suas mudanças e evoluções e nós não podemos deixar perder a sua essência, que é de ser uma festa para o povo, uma manifestação popular”, ressaltou. 
 
A partir de segunda-feira (22) a exposição fotográfica será aberta aos visitantes no Shopping Boulevard.
 
As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários