A analista judiciária da 155ª Zona Eleitoral, Márcia Andrade, conversou com o Acorda Cidade e fez uma avaliação geral dos trabalhos na eleição 2024. A 155ª Zona Eleitoral é responsável pela totalização dos votos.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo Márcia Andrade, as eleições municipais demandam muito trabalho, mas destacou que os problemas que ocorreram foram dentro do esperado, com poucas urnas com a necessidade de troca e tudo resolvido de imediato.
“É uma eleição que demanda um trabalho muito grande, porque é uma eleição municipal, tudo ocorre dentro do município, toda a preparação, diferente da eleição geral. Então os servidores da Justiça Eleitoral locais foram demandados de forma muito intensa. A gente vem se preparando desde agosto, concluímos o nosso trabalho hoje, na verdade não concluímos porque ainda temos muita coisa a organizar, mas vamos dizer que 90% está concluído e tudo deu certo, o dever está cumprido”, analisou.
Márcia Andrade, destacou ainda o apoio do Ministério Público, que segundo ela, esteve presente em todo momento, assim como a Defensoria Pública, que esse ano teve um convênio junto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
“A Defensoria atuou nas unidades de detenção, fiscalizando e estando presente nas sessões e é um trabalho que realmente envolve diversos órgãos da administração. Um trabalho de colaboração para que o resultado venha a ocorrer. Isso sob a gerência e o comando, é claro, da Justiça Eleitoral, a fiscalização, a lisura do procedimento, foi tudo fiscalizado e tudo ocorreu dentro do esperado”.
Com relação a apuração dos votos, ela avaliou que ocorreu de forma muito rápida.
“Diferente da última eleição, não tivemos congestionamento na transmissão para o TRE e a gente conseguiu apurar de forma bastante rápida, se comparado com outras eleições”, afirmou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram