Uma eleitora passou por um susto após tropeçar em um buraco, escondido em baixo de santinhos espalhados pelo chão, no bairro de Brotas, em Salvador. O caso aconteceu enquanto ela se preparava para votar neste domingo (8), perto do Colégio Estadual Luiz Viana.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
As imagens feitas pela TV Bahia mostram que ela precisou ser socorrida por policiais militares e eleitores que presenciaram a queda. Apesar do ocorrido, Dona Vânia, como foi identificada, disse apenas que sentiu dores leves no joelho.
Por causa da situação, a idosa cobrou das autoridades uma reforma no local. Segundo os policiais que ajudaram a eleitora, outras pessoas já tinham tropeçado no mesmo buraco ao longo da manhã, mas sem gravidade.
O “derramamento” ou “derrame” de santinhos é uma prática usada nos momentos próximos ao pleito, em locais de votação e em ruas próximas. Acontece, por exemplo, na véspera do pleito, na madrugada do 1º turno e no horário em que as seções eleitorais começam a funcionar.
A pena é detenção de 6 meses a 1 ano, com a possibilidade de aplicação de pena alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, além de multa.
A prática também configura propaganda irregular, que pode levar ao pagamento de um tipo específico de multa, de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
Eleições na Bahia
Com um total de 11.283.507 eleitores aptos a votar, a Bahia mantém posição como o quarto maior colégio eleitoral do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Essa quantidade representa um crescimento de 3,5% em relação às eleições de 2020, que contavam com 10.893.320 eleitores.
Salvador se destaca como o maior colégio eleitoral da Bahia, com 1.969.757 eleitores, seguido por Feira de Santana (426.887), Vitória da Conquista (257.784) e Camaçari (205.865). Essas cidades estão habilitadas a realizar segundo turno, caso necessário.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram