Política

Preço do tomate desafia popularidade de Dilma, diz Financial Times

Reportagem do tradicional jornal britânico afirma que reeleição da presidente está sendo "desafiada" pela alta no valor da fruta

Acorda Cidade

Depois de alimentar brincadeiras de brasileiros nas redes sociais na última semana, a alta no preço do tomate chegou aos jornais europeus. O Financial Times, tradicional periódico econômico da Grã-Bretanha, destacou a inflação do item em reportagem publicada no seu site neste domingo, dia 14. De acordo com a publicação, a reeleição da presidente Dilma Rousseff no próximo pleito está "sendo desafiada por um oponente formidável – o humilde tomate".
 
O correspondente do jornal no Brasil, Joe Leahy, alerta para a influência da sazonalidade no preço da fruta, mas destaca que a alta é também "sintoma da crescente inflação no país". Em 12 meses, o aumento chegou a 168,05% em Porto Alegre, segundo o IPC-S, da Fundação Getúlio Vargas. A reportagem destaca ainda que a elevação no valor do tomate está gerando protestos de donos de restaurantes italianos de São Paulo, que alegam perdas de 5% a 10% por mês com o aumento.
 
As piadas sobre o assunto na internet também mereceram atenção. A compra do produto em parcelas, "método comum no Brasil, mas normalmente reservado para iPhones" é destacado no artigo. As informações são do Zero Hora.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários