Movimento negro terá candidato para as eleições de 2010

Lançado candidato ao governo da Bahia pelo músico e agitador cultural Carlinhos Brown, no início do ano, numa solenidade pública, o presidente do Olodum, João Jorge, estaria avaliando com todo o cuidado a possibilidade de candidatar-se em 2010 a um cargo legislativo, comenta-se principalmente em meio ao movimento negro baiano.

O assunto voltou a ser ventilado esta semana, depois que o presidente e fundador do Ilê Ayê, Antonio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, recebeu a medalha Zumbi dos Palmares  numa grande festa na Câmara Municipal, com a presença, dentre outros, do vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), e do deputado federal Luis Alberto (PT).

Um iniciativa do vereador Laudelino Lau (PSB), a concessão da honraria acabou se transformando num palco para a defesa do aumento da representatividade polític0-institucional do movimento negro, assunto levantado num forte discurso do próprio João Jorge, acompanhado por Luis Alberto e a secretaria estadual de Promoção da Igualdade, Luíza Barrios.

A presença no evento do professor Hélio Santos, do movimento negro paulista e de posturas conhecidas com relação à necessidade do aumento da participação do movimento negro na institucionalidade, foi outro elemento incentivador da discussão sobre os planos políticos de João Jorge, que ganhou gás depois que o presidente do Olodum decidiu filiar-se ao PV, recentemente.

Ao lançar o nome de João Jorge para o governo, Carlinhos Brown fez a seguinte declaração, que permanece postada no site do Olodum: “”O trio elétrico deve ser para todas as classes sociais. Ele é um instrumento de união. João Jorge para governador da Bahia”.

Informações do Política livre

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários