A Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular já realizou a pré-seleção dos projetos que vão compor a edição 2024. As inscrições foram realizadas entre os dias 16 de agosto e 16 de setembro e os selecionados receberão cachês para desenvolver as ações previstas no edital. (Veja em https://www.favelaeissoai.com.br/?p=3871)
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A Mostra é uma realização da ONG Favela é Isso Aí, viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Belgo Arames. Conta com o apoio da Fundação ArcelorMittal e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal.
O projeto integra o programa Forma e Transforma e propõe o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. Desde 2018, vem realizando a seleção de grupos e artistas para premiação e participação na Mostra. Em Feira de Santana já foram contemplados cerca de 200 grupos culturais e iniciativas locais, além da oferta de ações formativas e realização de mostras artísticas e culturais.
“A proposta em 2024 foi fortalecer cada vez mais a diversidade e a riqueza cultural de Feira de Santana. Por isso, além de acolher propostas de artistas e grupos feirenses nas mais diversas modalidades, a comissão de seleção decidiu apoiar ações propostas por grupos e coletivos dos alunos que participaram do curso de produção cultural Balaio de Feira. Desta forma foi possível ampliar de 20 projetos que estavam previstos no edital para 28 atrações para participação na Mostra, que acontecerá em novembro”, explica a antropóloga e coordenadora pedagógica do projeto, Clarice Libânio.
“E nesta edição de 2024, teremos mais uma vez exposições, cortejos, shows e, principalmente, difusão das artes e da rica cultura de Feira de Santana, totalizando 135 mil em premiações”, acrescenta Clarice.
Luciana Macedo, Gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da Belgo Arames, destaca que todas as atividades da Mostra serão gratuitas e a programação será definida em acordo entre a realizadora e os selecionados.
“As apresentações ocorrerão de forma presencial em Feira de Santana, entre os dias 22 e 24 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, que em 2023 já foi parceiro da Mostra”, frisa.
Lembrando que além da participação na Mostra coletiva, cada artista ou grupo que for selecionado deverá realizar uma ação de replicação, destinada a ensinar e repassar alguma arte, ofício, prática ou tradição ou para a formação de públicos e plateias.
Os artistas e grupos que foram pré-selecionados pela comissão de curadoria serão contactados pela equipe da Mostra para apresentação da documentação e ajustes e adequação das propostas. Caso algum pré-selecionado não cumpra os requisitos exigidos para contratação, serão convocados os projetos suplentes.
Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do e-mail:
Sobre Favela é Isso Aí
Comemorando 20 anos de atuação, Favela é Isso Aí surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas de Belo Horizonte, publicado em agosto de 2004. A associação foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação das ações de arte e cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.
Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br
Sobre o programa Forma e Transforma
Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.
Serviço:
Pré-seleção dos grupos para participação na Mostra da Diversidade Cultural: Imagens da Cultura Popular – Edição Feira de Santana 2024
Realização: 20 a 24 de novembro no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira
Informações: https://www.instagram.com/mostraculturafsa/
Veja a lista dos pré-selecionados em: https://www.favelaeissoai.com.br/?p=3871
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram