O desembargador Antonio Adonias Aguiar Bastos, do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, tomou posse, na noite desta quarta-feira (25), na Academia de Letras Jurídicas da Bahia. Ele passa a ocupar a Cadeira de n° 10, que foi do advogado e professor Dylson da Hora Dória (1939-2023), um dos fundadores da Academia, que foi Procurador-Geral do Estado da Bahia e deixou um legado de conhecimento com livros e diversos trabalhos científicos publicados.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
O desembargador eleito destaca a Academia como uma das instituições de referência para o conhecimento jurídico. “Reafirmo o meu compromisso de atuar no aperfeiçoamento e na difusão das letras”, ressalta.
Antonio Adonias é professor da Faculdade de Direito da UFBA, por onde também obteve os graus de Mestre e de Doutor em Direito. Ele teve períodos de estudos na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal) e na Faculdade de Direito da Universidade de Graz (Áustria). Também integra o Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP), o Instituto Iberoamericano de Derecho Procesal (IIDP) e a Associação Brasiliense de Direito Processual (ABPC).
Adonias é ainda membro fundador da Associação Norte e Nordeste de Professores de Direito Processual (ANNEP), da qual foi presidente no período 2021/2023. Possui livros e artigos publicados, além de integrar o corpo editorial de periódicos especializados na área.
Fundada em 7 de dezembro de 1983, de Letras Jurídicas da Bahia é constituída por 40 juristas de reconhecida notoriedade e tem por finalidade promover o estudo do Direito em todos os seus ramos e em outras áreas correlatas do conhecimento.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram