Segurança

Ações da PM visam garantir tranquilidade no domingo de eleição 

O município tem cerca de 426 mil eleitores aptos a votar. A PM estará presente em todos os locais de votação.

PM da Bahias policiais militares em formação operação vale do São Francisco Seguro
Foto: Rafael Rodrigues

A Polícia Militar (PM) desenvolve um papel fundamental durante todo o processo eleitoral na Bahia. A corporação atua em todas as cidades do estado para garantir a ordem pública. Em Feira de Santana, município com cerca de 426 mil eleitores aptos a votar, a PM estará presente em todos os locais de votação.

“Nós temos plena consciência da importância do trabalho da Polícia Militar para assegurar, inclusive, a realização desse exercício de democracia pelos cidadãos. Todo o esforço operacional da nossa corporação será lançado nos dias que antecedem o dia do pleito”, afirmou o tenente-coronel Muller, subcomandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL).

O subcomandante declarou, em entrevista ao Acorda Cidade, que o plano de ações a ser desenvolvido no primeiro turno das eleições de 2024 foi cuidadosamente elaborado, levando em consideração todas as variáveis que poderão se apresentar e que possam, de alguma forma, comprometer a realização da eleição.

Subcomandante do CPRL
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Quando nós realizamos o nosso planejamento, verificamos as experiências dos anos anteriores e os próprios registros da Justiça Eleitoral, focando nos lugares onde existiu algum tipo de ocorrência. Estudamos o local, o tipo, e analisamos o perfil da ocorrência. Acompanhamos, inclusive, o clima atual de cada localidade, bairro e distrito para saber como nós vamos atuar”, informou o tenente-coronel.

Muller declarou que a PM tem um olhar especial para locais que possuem maior número de eleitores. A corporação irá concentrar esforços em seções eleitorais que apresentem um maior número de pessoas e um fluxo intenso de veículos.

“Pode sugerir algum tipo de prejuízo à circulação dos eleitores, e aí estaremos dispostos mais cedo em relação aos horários de votação, para que a presença física da Polícia Militar sirva de parâmetro para o estabelecimento da ordem. A nossa intenção é não permitir que esse tipo de movimentação prejudique o exercício da democracia pelos cidadãos”, disse.

O subcomandante afirmou que, apesar de todos os esforços da Polícia Militar, a população desempenha um papel fundamental no bom andamento da eleição. Para ele, o eleitor deve estar ciente do seu papel na preservação do estado de tranquilidade do processo eleitoral.

“As pessoas têm que ficar tranquilas. Planejar o momento do seu voto, ir com tranquilidade, verificar qual é o melhor horário em relação ao fluxo de pessoas. Levar uma ‘cola’ se for necessário. É um voto rápido, voto para prefeito e para vereador. A tranquilidade deve existir no local de votação”, finalizou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pedro bispo

garantir tranquilidade fazendo blitz de lei seca. pois é só isso que eles fazem