Nesta quinta-feira (26), teve início a lacração e carga das urnas eletrônicas pela zona 156, a maior de Feira de Santana. O objetivo foi preparar as 365 urnas para 329 seções eleitorais desta zona, que possuem 121.250 eleitores, inclusive, eleitores de distritos.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Ao Acorda Cidade, Rubens Lima Santos, supervisor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), destacou que o processo inclui testes de bateria, impressora e verificação física das urnas. Feira de Santana conta com 1.186 seções eleitorais, com as reservas totalizando 1.315. Ao todo, a cidade possui 426.890 eleitores.
A sequência de lacração continuará com as zonas 155, nesta sexta (27), 154 na segunda (30) e finaliza na zona 157, na terça-feira (1º). Em toda a Bahia são 39.765 urnas, segundo o TRE. A previsão é que essa etapa das eleições finalize no dia 3 de outubro, em todos os cartórios eleitorais do estado.
“Hoje é a cerimônia de inserção dos dados dos candidatos e, vamos fazer os testes de bateria, impressora, a questão toda física da urna e depois lacrar. Essa é a parte mais importante, lacrar e deixar pronta para o dia da eleição”, disse o supervisor.
As urnas possuem baterias internas e externas para auxiliar em caso de apagões, por exemplo. Para saber mais sobre o passo a passo de toda a verificação, leia aqui.
“Então é um serviço muito seguro, mesmo que falte energia, o trabalho continua, ela não termina, ela não desliga, ela fica pronta até que tenha a próxima para fazer a votação”.
No processo de preparação, técnicos foram treinados para prestar suporte no dia da eleição, com mais de 30 profissionais designados, além de uma equipe extra de 25 técnicos que podem dar suporte em caso de problemas.
O supervisor enfatizou que cada urna estará pronta no dia da eleição. Pela manhã, será emitido o relatório zerado para confirmar que não há votos registrados antes do início da votação.
“Ao final das votações são emitidos os boletins de urnas. E aí, automaticamente, tanto o que pode ser lido pelo QR Code ou o que é colocado também nas sessões eleitorais, o boletim impresso”, explicou ao Acorda Cidade.
As 329 urnas da zona 156 não possuem agregação de seções e, cada urna atenderá a uma única seção eleitoral.
“Ela não tem nenhuma agregada, ela tem ao total 329 sessões sem agregações. Algumas outras que acontecem em outras zonas, mas coloca-se uma urna com duas sessões na agregação”.
Segundo o supervisor, as urnas não costumam apresentar problemas e passam por testes e manutenção durante todo o ano para garantir a segurança e eficiência do voto na hora do pleito.
“Essa urna está bem segura, a questão também dos testes que a gente fez tanto aqui no dia da cerimônia, como ela passa o ano todo passando por manutenção. E aí ela segura tranquilamente para o pleito continuar normal”.
A entrega das urnas para os locais de votação será realizada no dia 5 de outubro, nas primeiras horas da manhã, com apoio da equipe dos Correios sob escolta policial, segundo Rubens Lima.
“Tudo pronto, a equipe preparada só esperando o dia para que o pessoal exerça o seu direito do voto”.
Para consultar os locais de votação, os eleitores podem verificar com antecedência no aplicativo e-Título, no site da Justiça Eleitoral, ou enviem uma mensagem para o WhatsApp do eleitorado, no número (71) 3373-7000.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Leia também: Zonas eleitorais de Feira de Santana iniciam lacração de urnas a partir desta quinta (26)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram