Familiares e amigos estão em luto com a perda do conceituado médico Eduardo Leite, que faleceu na manhã de terça-feira (24), aos 75 anos. O corpo foi velado na residência da família, localizada no bairro do Aviário, em Feira de Santana, em um clima de profunda tristeza e saudade. O velório foi realizado até às 10h desta quarta-feira (25), quando o corpo do médico foi levado para cremação em Alagoinhas.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A dor da perda foi compartilhada por familiares e amigos que estiveram no velório. Ao Acorda Cidade, Maria Alice, primeira neta do médico, relembrou os momentos ao lado do avô, destacando o afeto e a alegria que ele sempre trouxe para a família.
“Ele era uma pessoa muito alegre, gostava sempre de estar com a família reunida, de casa cheia. Então, é uma perda muito grande para a gente. Ele sempre foi a alma da festa, de tudo. Estamos bem sensíveis, tristes com tudo, mas chega a hora de todo mundo, então estamos vivendo esse processo e queremos lembrar dele da melhor maneira, rindo com os netos e com a casa cheia”, declarou.
Maria Alice recordou também um momento especial durante a pandemia da covid-19, quando ficou em quarentena na casa dos avós.
“Meu avô era muito carinhoso. Eu estava estudando e ele vinha, perguntava como eu estava, trazia um lanche. Ele era muito amável. Sempre vou ter essa memória dele cuidando da gente”, compartilhou a neta.
Diego Leite, um dos filhos, falou com orgulho do pai.
“Meu pai foi um homem que teve uma vida plena, muito trabalhador, não tolerava coisa errada, mas foi muito feliz e deixou um legado bem bonito. Foi uma honra ser filho dele e vou manter esse legado o máximo que eu puder”, declarou ao Acorda Cidade.
Diego também relembrou a passagem do pai como diretor do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), um dos grandes marcos de sua carreira. Ele também atuou como chefe da Divisão Médica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“Um dos objetivos dele era arrumar aquele hospital. Ele amava Feira. Uma das metas dele era deixar aquele hospital como referência. Ele fez o que pôde, lutou mesmo. Não tolerava corpo mole, jogava duro”, destacou.
Além da trajetória médica por hospitais do estado, Eduardo Leite também era escritor, publicando dois livros e mantendo um blog, sempre ativo na comunidade.
“Ele gostava de escrever e fazia muitos artigos. Sempre existe polêmica, ele não ia com a boiada, ele tinha um pensamento próprio”, ressaltou o filho.
O médico também foi candidato a vereador em Feira de Santana, obtendo mais de 700 votos, mas, segundo Diego, a política não era sua maior paixão. “Não era muito a praia dele, então ele deixou para lá. A área dele era a saúde mesmo”, completou.
Durante o velório, muitas pessoas da comunidade local fizeram questão de prestar suas últimas homenagens, mostrando o quanto Eduardo Leite era querido.
“Ele recebia várias cartinhas, com vários pedidos. Geralmente, ele fazia tudo pelo pessoal. Muita gente simples veio aqui se despedir, ele sempre ajudou todo mundo”, relatou Diego.
A família enlutada se despede de Eduardo Leite com gratidão por toda sua dedicação à medicina, à saúde pública e à comunidade. Seu legado de trabalho árduo, compromisso social e amor à família continuará vivo nas memórias daqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele.
“Ele foi um pai que dava carinho e exemplo. Os princípios que ele me ensinou, vou carregar pelo resto da vida. Ser uma pessoa correta, trabalhadora, fazer o bem para todos. Ele me ensinava isso, pregava isso. Ele amava a medicina e, foi a luta da vida dele fazer com que a saúde em Feira e no estado melhorasse o máximo que ele pudesse”, acrescentou o filho.
Eduardo Leite, além de médico exemplar, era uma figura querida e admirada por toda a comunidade. Ele deixa seis filhos, seis netos, e um legado que vai muito além do consultório.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Morre o médico cirurgião e ex-diretor do HGCA Eduardo Leite
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram