Eleições 2024

Pesquisa AtlasIntel/A Tarde: eleição em Feira de Santana tem quadro indefinido

Distância percentual entre candidatos José Ronaldo e Zé Neto está no limite da margem de erro.

josé ronaldo e zé neto
Foto: Acorda Cidade

A menos de duas semanas para a votação, a eleição em Feira de Santana está indefinida. O levantamento Atlas Intel/A Tarde sinaliza que a diferença percentual reduzida entre os dois primeiros candidatos não permite afirmar que a disputa está decidida.

eleição em Feira de Santana tem quadro indefinido
Foto: Reprodução/A Tarde

Segundo a pesquisa, 50,7% dos eleitores afirmam votar em José Ronaldo (União Brasil) e 45% em Zé Neto (PT). Carlos Medeiros (Novo) tem 1,6%, Brancos e Nulos 2,7% e indecisos apresentam o surpreendente índice de 0%, o que demonstra um eleitorado bastante decidido na Princesa do Sertão.

O petista tem larga vantagem entre os eleitores mais jovens, de 16 a 24 anos, com 72% das intenções de voto. Entre os que ganham menos de R$ 2 mil, os candidatos estão empatados, mas José Ronaldo tem 62,6% dos eleitores que ganham de R$ 2 a 3 mil e 55,5% de quem ganha Bolsa Família.

No recorte por instrução, José Ronaldo detém 66,3% dos eleitores que possuem apenas o ensino fundamental, enquanto Zé Neto lidera (52,8%) entre os que concluíram ou estão cursando o ensino médio, confirmando sua maior inserção entre os mais jovens.

Com a margem de menos de um ponto percentual acima dos 50% e uma distância inferior a seis pontos entre os dois candidatos, dentro da margem de erro (que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos), o analista de risco político da Atlas Intel, Yuri Sanches, não tem como afirmar que a eleição está decidida.

Em votos válidos, José Ronaldo tem 52,1% contra 46,3% de Zé Neto. Num eventual segundo turno, a variação também seria mínima. José Ronaldo teria 51% enquanto Zé Neto ficaria com 45%, mantendo a distância de seis pontos percentuais, ainda no limite da margem de erro, configurando empate técnico.

Rejeição

Para Yuri Sanches, a principal razão para a liderança do ex-prefeito foi conseguir se descolar da enorme rejeição do atual prefeito Colbert Martins (MDB), que foi vice de José Ronaldo. Além disso, a campanha do União Brasil conseguiu fugir da polarização entre Lula e Bolsonaro, marca da última eleição presidencial e também da disputa estadual.

“Em abril, o maior desafio de José Ronaldo era conseguir se desvincular de Colbert. O União Brasil mostrou habilidade para dialogar com o eleitorado lulista, mesmo com apoio do PL” explicou o analista.

Em sua leitura de cenário, ele destaca que o eleitor se acostumou com a ideia de que “quem votou no Lula é lulista e quem votou em Bolsonaro é bolsonarista, o que não é verdade”, disse Sanches.

Reversão

A possibilidade de reviravolta existe, mas passa necessariamente pela conquista, ou recuperação, do eleitorado que rejeitou Bolsonaro e escolheu Lula. Segundo a pesquisa AtlasIntel/A Tarde, Zé Neto tem a maioria dos votos dos eleitores de Lula (71,3%), mas José Ronaldo ainda fica com 26% dos votos dados ao atual presidente.

Da mesma forma, 19,8% dos eleitores que disseram ter votado no governador Jerônimo Rodrigues pretendem votar no ex-prefeito, contra 79,9% de intenções declaradas a Zé Neto. Para o analista, uma reversão do quadro atual passa necessariamente por esses eleitores. “Zé Neto teria que penetrar no eleitorado de Lula”, diz Yuri Sanches.

O analista avalia que existe no eleitorado uma ânsia de mudança, devido à péssima avaliação da gestão atual. No entanto, há também uma resistência a um candidato que não tem experiência de gestão.

Por isso, a participação de líderes petistas, como o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro e ex-governador Rui Costa, podem ser decisivos na reta final, para reforçar o alinhamento com as esferas estadual e federal e reconquistar o eleitor de Lula que hoje não tem intenção de votar no candidato petista.

Maioria aprova Lula e reprova Colbert

A pesquisa AtlasIntel/A Tarde também perguntou aos eleitores de Feira de Santana as impressões sobre o desempenho dos governantes. O presidente Lula e o governador Jerônimo Rodrigues, ambos do PT, têm índices positivos, bem diferente do prefeito Colbert Martins (MDB).

Maioria aprova Lula e reprova Colbert
Foto: Reprodução/A Tarde

Na primeira pergunta, os eleitores respondem se aprovam o desempenho de cada um dos líderes. Para 53%, a gestão do presidente Lula é positiva, contra 40% que desaprovam e 8% que não souberam responder. Jerônimo Rodrigues tem a aprovação de 48% dos eleitores pesquisados em Feira de Santana, enquanto 42% desaprovam e 10% não têm opinião formada.

Quando a pergunta é como avaliam o desempenho dos mesmos líderes, Lula tem 43% de ótimo ou bom, 26% de regular e 32% de ruim e péssimo. Jerônimo conta com avaliação positiva de 32% e regular de 35%, com 34% de ruim ou péssimo.

Problemas

Quando o avaliado é o prefeito Colbert Martins, os números se invertem drasticamente. Apenas 20% aprovam o desempenho do prefeito, contra 73% que desaprovam e 8% que não souberam responder.

A avaliação do desempenho confirma a imensa insatisfação com a atual gestão. Colbert é bem avaliado por apenas 10% dos eleitores, que consideram sua atuação ótima ou boa. Outros 33% consideram o desempenho regular e 58% classificam o governo municipal como ruim ou péssimo.

Os baixos índices de avaliação refletem a incapacidade da gestão de enfrentar os problemas do município. Os eleitores que responderam à pesquisa reprovaram o desempenho da Prefeitura de Feira de Santana em todas as áreas.

Destaques para Cultura, Turismo e eventos, com 73% de ruim e péssimo, Saúde (72%), Ordem Urbana e Segurança Pública (72%), Áreas Verdes/Lazer e Meio Ambiente (71%), Pavimentação de Ruas e Calçadas (66%), Educação e Transporte Público (65% cada).

Rejeição recorde

A reprovação do atual prefeito pode ser constatada também na avaliação da imagem dos políticos, outra sondagem feita pela Atlas Intel/A Tarde. Para 17% dos eleitores pesquisados, a imagem de Colbert Martins é positiva, enquanto 77% desaprovam o prefeito.

O segundo líder mais rejeitado é o ex-presidente Jair Bolsonaro, que tem imagem negativa para 65% dos que responderam à pesquisa. Outros 30% tem uma imagem positiva do ex-presidente. Lula tem a imagem mais positiva, com 49%, mas 45% têm imagem negativa do presidente. Logo em seguida aparece José Ronaldo com 48% de avaliação positiva e 52% negativa.

ACM Neto e Zé Neto têm a mesma avaliação positiva, 39%, à frente de Jerônimo Rodrigues, com 36%. O ex-prefeito de Salvador é rejeitado por 38% dos feirenses e o deputado federal tem uma imagem negativa para 46% do eleitorado local. Jerônimo tem 52% de imagem negativa.

Carlos Medeiros, do Novo, tem a menor avaliação positiva (2%) e também negativa (27%). Isso porque 71% dos entrevistados dizem não ter opinião sobre ele.

A Pesquisa AtlasIntel/A TARDE ouviu 798 pessoas em Feira de Santana, no período de 18/09/2024 a 23/09/2024. Registro no TSE: BA-05542/2024.

AtlasIntel/A Tarde

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou nos cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022, nos Estados Unidos em 2020 e na África do Sul em 2024.

Também em 2024, o instituto ganhou o selo de confiança do jornal norte-americano The New York Times e oi destaque na revista Newsweek como levantamento mais confiável dos EUA.

No cenário eleitoral baiano, a AtlasIntel continua sua parceria com A TARDE, já tendo divulgado pesquisas em Salvador, Camaçari, Barreiras, Itabuna e Luís Eduardo Magalhães e Lauro de Freitas.

Fonte: A Tarde

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
26 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Joca

Chega desse coronel comandar Feira de Santana. Vamos eleger algo novo. Se não der certo a gente troca nas próximas eleições.

Êveraldo Santana

Resumindo, o povo de Feira de Santana sabe que Zé Neto não tem a capacidade de administrar a cidade. Os eleitores conscientes avaliam que o nome da mudança chama-se José Ronaldo de Carvalho. Para Feira de Santana voltar a andar José Ronaldo será o escolhido do povo.

KKKK

kkkkkk

Livia

FEIRA PRECISA DO NOVO. Feira clama por mudança. Chega do coronelismo de Ronaldo. Colbert é Zé Ronaldo. Precisamos de uma NOVA Feira de Santana. A cidade é só lixo, bagunça, desordem e violência. Falta educação, saúde, saneamento, transporte, emprego … TUDO!!!!!

silvano

É a hora da mudança….ninguém aguenta mais tanta mentira e incompetência deste grupo de José Ronaldo. agora é Zé Neto. 13

Sila

Bom Dia, Ouvintes do Acorda Cidade!

Há alguns meses antes do inicio da corrida à Prefeitura de Feira, tive um sonho, nele o José Neto se tornava o Prefeito desta Cidade, eu vi a cidade realmente transformada, mas ele tinha um calcanhar de aquiles, que era justamente o transporte Público. Creio que ele terá um mandato muito difícil pela frente, principalmente nos seis primeiros meses, mas depois as coisas entrarão no rumo certo e a nossa cidade começará a prosperar.

Última edição 1 hora atrás por Sila
Jesper

Kkkkkkkkkkkkkkkkk ele vai tomar uma pea tão grande que mais nunca vai se candidatar

Marcos LIMA

Está indefinido pq ninguém aguenta mais. Votei em Zé Ronaldo, até mesmo pra governador. Mas já deu, quero mudança

Santos

Eu não entendo como é que 77% rejeita Colbert e vai votar em Zé Ronaldo…..aaa povo burro!!! O cara botou Tarcisio como pau mandado, botou Colbert como pau mandado e agora vai botar Pablito….tenham paciência….bota Ze Neto pra ver já que ele tem governo estadual e federal….. e se não prestar tira na próxima.

Nayara Araújo

Concordo plenamente! Muita gente defende porque não olha para população que está passando apuros em diversos setores e a cidade abandonada! Está na hora de renovar, se não prestar, daqui a 4 anos tiramos, k que não pode é permanecer do mesmo jeito!
É hora de mudança, agora é Zé Neto!

Flávio

É hora da mudança, finalmente!

Jean

Ou seja, se o grupo A tarde que é adversário ferrenho do grupo liderado por ACM NETO diz que Zé Ronaldo está na frente é prova que a eleição vai ser definida no primeiro turno com vitória de Ronaldo.
Cabe agora o grupo de PT lamentar e se.preparar para as eleições de 2026.

ARIALDO ANTUNES

ZÉ RONALDO DE NOVO NÃO GENTE!!! VAMOS MUDAR!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

A. Amaral

Resumindo o cenário, caso o Neto n consiga reverter teremos mais 4 anos de atraso com esse coronelismo Ronaldo & cia.
Acorda meu povo.

Cimar Santos

Será Athauann?

Bel

A Maior cidade do interior da Bahia que não desenvolve , porque mantém no poder o mesmo grupo político . A cidade abandonada e o povo achando normal . Tem q dar a chance a outro governante ! Já deu !!!

Wellington Lima dos Santos

Esse Zé Ronaldo diz que ama tanto Feira, deveria trabalhar e doar seu salário, que provaria que ama mesmo.

Bel

Feira precisa mudar !!! Será que a população está satisfeita com o atual governo que está no poder ha mais de 20 anos ? Olhem em volta , analisem os serviços ! Pensem…

BETO LOBO

Acho muito vergonhoso e imoral o fato de o Zé Ronaldo estar escondendo o Colbert debaixo do tapete para que os eleitores não percebam que quem administra a cidade realmente é o grupo comandado por Zé Ronaldo, vide que todo o secretariado é o mesmo das gestões do Zé Ronaldo. Infelizmente uma grande parte dos eleitores não conseguem ver isso que é uma coisa muito prejudicial para o desenvolvimento da nossa sofrida Feira de Santana.

Tarcísio

Infelizmente Zé Neto não vai ganhar… a massa populacional é desprovida de raciocínio lógico e tem preguiça de pensar, preferem tecerizar essa parte cerebral do raciocínio lógico!

Marcos LIMA

Tá empatado tecnicamente kkkkk. Em outros anos Ze Ronaldo já estava disparado na frente, esse ano tá pau a pau

Gabriela

Resumindo o povo não acredita mais nesse grupo que já vem a 24 anos maltratando nossa cidade, agora vejam quem o futuro do país não é os jovens! Feira precisa de mudança e José Ronaldo não é mudança é continuação do atraso que nossa cidade vice o único que pode fazer alguma coisa por nossa cidade é Zé Neto que tem todo apoio.

Masalena

Bom dia a todos 🌸
Numa disputa política, nenhum candidato pode se sentir vitorioso, pq só saberemos o vencedor, quando jogo acaba. E na minha modéstia opinião, temos que dar oportunidade ao candidato Zé Neto, já que queremos mudança. Se por acaso ele não venha corresponder nossas expectativas, simplesmente não daremos nosso voto nas próximas eleições.
Por isso que devemos nos dar essa oportunidade de mudança.

José

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Carol

E outra coisa,ele só quer permanecer no poder por puro capricho,mas no fundo vão continuar os mesmos problemas,eleições acontecendo e a prefeitura correndo atrás de “resolver” problemas que tiveram 4 anos pra fazer.O futuro do Brasil são os jovens e eles estão vendo a realidade da cidade.Precisa dar oportunidade para outra pessoa mostrar serviço.

Cidadão de feira

24 anos maltratando a cidade, e o gorverno atual tem quanto tempo maltratando o estado?