Dom Itamar Vian

Livro sempre atual

Na Bíblia podemos encontrar as respostas necessárias para descobrir o sentido de nossa vida e o caminho da salvação.

bíblia - fé
Foto: jcomp/Freepik

No último domingo do mês de setembro, celebramos o Dia da Bíblia. Tem como objetivo motivar pessoas, famílias e comunidades para ler, conhecer, meditar e viver a Palavra de Deus. A Bíblia é um livro sempre atual, onde podemos encontrar as respostas necessárias para descobrir o sentido de nossa vida e o caminho da salvação. É um livro diferente de todos os outros porque precisa ser lido com fé.

NO PASSADO, havia muitas dificuldades para ler a Bíblia, porque, somente alguns tinham acesso ao texto sagrado. Hoje, ela está presente em quase todas as livrarias, igrejas e comunidades. Porém, surgiram outras dificuldades como, o complexo mundo das redes sociais e a agitação em que vivemos. O cantor Arnaud Rodrigues, nos afirma: “A vida é de quem corre menos em busca do mais”. Na prática, muitas pessoas fazem exatamente o contrário, ou seja, correm demais em busca do menos.

ANDAMOS com excessiva pressa. Reclamamos da lentidão da internet, do trânsito e do atendimento nos serviços públicos. Preferimos comidas enlatadas, refeições prontas. De vez em quando até admitimos: Isso não é vida! Porque andamos sempre com pressa e impacientes? Diante dessa realidade, muitos afirmam que não tem tempo para ler a Palavra de Deus. Eis uma grande desculpa!

NOSSA VIDA não é somente trabalho, produtividade, horas e mais horas diante da televisão e nos comunicando nas redes sociais. Para sermos felizes é necessário redescobrir os valores mais importantes como: a família, a Igreja, os amigos, a oração e dedicar a eles o tempo que merecem. E, um dos valores fundamentais na vida do cristão, é a leitura da Sagrada Escritura, que deve ser o alimento diário – o pão da Palavra.

NUM MUNDO, onde milhões de palavras são transmitidas por segundo, e quando as mensagens de hoje, pouco valerão amanhã, é sempre conveniente lembrar que existem palavras eternas. Jesus disse: “As minhas palavras não passarão” (Mc. 13,31). Ele, também, estava seus ouvintes com esta pergunta: “Ainda não lestes as Escrituras?” (Mc. 12,10). Os males do mundo derivam em não conhecer e viver as “palavras que não passam!”. “Sede praticante da Palavra e não meros ouvintes” (Tg.1, 22).

A BÍBLIA, portanto, deve ser o alimento espiritual das pessoas e famílias. Ela nos dá coragem e esperança nos sofrimentos de cada dia. Indica quem somos, o que devemos fazer e para onde vamos depois da morte. Os ensinamentos da Palavra de Deus sempre iluminam a nossa vida. O salmista afirma: “Tua Palavra é uma lâmpada para meus passos e no meu caminho”. (Sl 118-105).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários