Moradores relataram problemas na Rua Alto de Santana, no bairro Gabriela, em Feira de Santana, durante o programa Acorda Cidade desta segunda-feira (23). De acordo com eles, a via está tomada pelo lixo, mau cheiro, buracos, entre outros transtornos que estão afetando a comunidade.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
A via, que é bastante movimentada, dá acesso a outras ruas de alto tráfego como a Caraíbas.
Maria Joselita Alves de Oliveira, moradora local, desabafou:
“A minha rua é toda esburacada, que faz nojo. Nem o carro entra, o transporte de aplicativo não entra. O lixão é para quem joga. O pessoal de carro, de carroça, vem até carro cheio de bagaço de peixe, saco de peixe, saco de galinha, penas de galinha, de tudo tem. Há muito tempo tem isso aí. Ninguém suporta”.
Ela ainda relatou ao Acorda Cidade que, apesar da limpeza pública ser realizada, não há fiscalização ou ação eficaz para impedir que o problema se repita. Após a limpeza, o local volta a ser usado como ponto de descarte irregular de lixo.
“Eles vêm, pegam o lixo e pronto. Depois volta tudo de novo. O problema todo é o mau cheiro”, acrescentou Maria Joselita.
Outra moradora, Sabrina Alves, também destacou os problemas do “lixão” na rua e os impactos causados pelo descarte irregular para a comunidade.
“Daqui a pouco o lixo está perto da nossa casa. É complicado nos dois lados. Falamos e os carroceiros continuam jogando. Eles são grossos com a gente. Dizemos que aqui não é lugar de lixo, mas eles vêm e trazem os lixos e jogam aqui. A prefeitura limpa, mas eles continuam colocando”.
Sabrina ressaltou ainda que, em geral, as pessoas que jogam lixo no local são de outros bairros da cidade.
“O lixo atrapalha. Às vezes está aqui no meio da rua, bicho morto, os carros ficam empatados, vira uma confusão”.
O que diz a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp)
NOTA
A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), informa que já fez a reconstrução e o asfaltamento do local mais crítico desse trecho e também irá fazer a revisão do ponto citado a fim de garantir o bem-estar e a segurança de quem transita nesse lugar.
Além disso, a prefeitura vem intensificando as ações de combate ao descarte irregular de lixo nos chamados “pontos viciados”, locais que frequentemente são utilizados indevidamente para o despejo de resíduos. Entre as medidas adotadas, estão a fiscalização regular, a limpeza constante desses pontos e, em casos de flagrante, detenções de pessoas responsáveis pelo descarte inadequado.
Reforçamos que o apoio da população é fundamental para o sucesso dessas ações. Os moradores podem colaborar fazendo denúncias através do aplicativo Feira Conectada, disponível para smartphones, que oferece a possibilidade de registrar denúncias de forma anônima. Em casos envolvendo veículos, solicitamos que os cidadãos, sempre que possível, anotem a placa dos veículos envolvidos para que as multas possam ser aplicadas à distância.
A prefeitura continuará trabalhando para solucionar esse problema e conta com o apoio de toda a comunidade para manter a cidade limpa e agradável para todos.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram