Feira de Santana

Semáforos da Avenida Noide Cerqueira serão sincronizados, diz superintendente da SMT

Responsável pela pasta, Moacir Lima também enfatizou os retornos que provocam lentidão no trânsito.

Avenia Noide Cerqueira
Foto: Izinaldo Barreto/Secom

Após a instalação de alguns conjuntos semafóricos na Avenida Noide Cerqueira, em Feira de Santana, muitos condutores que trafegam pela via constantemente, relataram ao Acorda Cidade o grande congestionamento que é causado em certos momentos do dia.

As sinaleiras foram instaladas pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), com o propósito de facilitar os retornos na Avenida.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintende da SMT, Moacir Lima, informou que o conjunto semafórico deverá ser sincronizado, como forma de evitar novos congestionamentos, dando mais fluidez ao trânsito.

superintendente de Trânsito, Moacir Lima
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Uns reclamam e outros gostam. Veja bem, o que nós precisamos é sincronizar estas sinaleiras. O que acontece? Nós colocamos uma sinaleira porque várias pessoas estavam, mães levando crianças para as escolas, manifestações, então quando se coloca algo ali, é para que a gente possa ofertar, claro que para tudo isso, se faz um estudo, mas o que é que nós estamos querendo fazer agora? Fazer uma sincronização, sincronizar para quando você entrar em uma sinaleira, a outra também estar aberta. Você pegar Salvador como exemplo, se você perder aquele retorno ali na Paralela, você só vai pegar o próximo, perto da Aeroporto e, o pessoal começou a conviver com isso. Feira de Santana vai chegar em um momento que vai ser assim para reduzir o número de semáforos na cidade”, explicou.

Ainda de acordo com o superintendente, outras intervenções também podem ser aplicadas na avenida, mas é necessário estudo técnico.

“Tudo isso é possível, tudo que você possa fazer como pista de aceleração e desaceleração é possível, agora tudo precisa de estudo e, não é a SMT que faz isso, nós precisamos de uma engenharia de tráfego, de planejamento. Mas veja bem, vamos fazer dois meses que estou à frente da SMT e, a SMT possui uma demanda rápida. Quando termina uma aqui, já tem 10, 15 para atender, são as faixas que a gente precisa reacender, são os semáforos que a gente precisa revitalizar, são as placas verticais, enfim, são várias coisas para você fazer em curto espaço de tempo, mas dentro do possível. A gente está tentando operacionalizar para fazer uma dinâmica nova na cidade, claro que a gente entende que não é por falha de ninguém, mas o tempo vai passando e, o tempo cobra outras ações e, a gente entende que neste momento, existem ações na cidade que precisam ser revistas”, disse.

Bairro Sobradinho

Segundo Moacir Lima, tudo é questão de adaptação e, os moradores e condutores, precisam se acostumar com as mudanças que foram feitas próximo da Rua Andaraí.

“É questão de adaptação, tudo precisa ser adaptação. O projeto ali na minha visão, eu não sou engenheiro, mas ali tinha que ter passagem direta para a Andaraí e passagem direta para quem vai para a Bartolomeu de Gusmão e, também para o Colégio Assis Chateaubriand. Como eles deixaram um acesso só para atender a isso, a gente teve que fazer uma mágica para beneficiar o pedestre. Então o motorista passava ali no mergulho sem saber se vinha carro ou não, mas agora tem semáforo para orientar. Pode demorar um pouco, mas você passa com segurança”, explicou.

Avenida Eduardo Froes da Mota - instalação de sinaleiras
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

O superintendente também comentou sobre estudos que podem ser feitos para os condutores que saem do bairro Campo Limpo, seguirem pela Rua Bartolomeu de Gusmão, sentido Feirinha do Sobradinho.

“Nós já estamos fazendo estudos, inclusive, ali vai ajudar a desafogar o outro retorno, porque muitas pessoas que moram no George, na Morada das Árvores, está pegando a faixa da direita e está fazendo o retorno lá próximo da Andaraí e, o que é que a gente quer fazer, é colocar ali um conjunto semafórico”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
BETO LOBO

Se for promessa devido ao período de campanha eleitoral esqueça !!!!

Gabriel

ESTÃO MATANDO O FLUXO DA NÓIDE!

Márcio Ribeiro

Feira, é uma cidade “engraçada”! Gostaram milhões, para construir o viaduto da Avenida João Durval, sobre à Getúlio… Para o trânsito fluir melhor… Aí, alguém teve a “grande idéia”, de colocar um retorno e um semáforo, embaixo do viaduto, para anular todo o projeto do viaduto! Gostaram milhões… Para nada! Creio, que ainda vão instalar mais semáforos na Getúlio e na Nóide… E sem nenhum estudo de viabilidade de tráfego… Tudo feito, na base do improviso.

Livia

O engenheiro de trânsito da cidade deve ter comprado o diploma. Eu nunca vi trânsito mais desogarnizado. A cidade segue parecendo uma roça.

José Martins

A pior besteira foi ter colado sinaleira na Noide. Faz uma passarela. Horário de pico está sendo um atraso de vida. Nem adianta sincronizar. Afinal nenhuma sinaleira de feira funciona em boa sincronia, é uma verdadeira desorganização.

Mário

Deveria ter sincronizado anos atrás nas gestões do então prefeito José Ronaldo,coisa que não aconteceu,aliás deveriam sincronizar os semáforos na cidade toda e não apenas num local específico.