Os criadores de Feira de Santana e região tem até o dia 30 deste mês para vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos. Em entrevista ao Acorda Cidade, o coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Aurino Júnior, convocou os criadores para se engajar na campanha de vacinação contra a febre aftosa. A vacinação é uma exigência legal e quem não cumprir está sujeito a multa.
A meta, segundo o coordenador, é vacinar todo o rebanho da região de cobertura da Adab, em torno de 850 mil cabeças. Em todo o Estado esse número chega a 11 milhões. O mais importante, conforme destacou Aurino Júnior, é manter a Bahia zona livre da febre aftosa, condição fundamental para o agronegócio, inclusive abrindo mercado para exportação. Para 2010 a meta do Ministério da Agricultura é manter todo o país livre da febre aftosa.
Foto: Andréa Trindade
Coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Aurino Júnior
Depois de vacinar os animais, o criador deve procurar o escritório da Adab, até o dia 10 de dezembro, para apresentar a nota fiscal e declarar a vacinação. “Mesmo vacinando, se não for feita a declaração, ele estará sujeito a multa de 50 UFIRs por animal (cerca de R$ 56,00)”, advertiu Aurino Júnior. Se o pecuarista não providenciar a vacina de seu rebanho, será multado em 150 UFIRs.
Madalena de Jesus