“Feira, Sua História e Sua Gente”

"O Bando Anunciador" é o 4º episódio de série dedicada ao aniversário de Feira de Santana 

Foram quatro episódios, tendo como tema patrimônios simbólicos que ajudaram a construir a identidade e a cultura da cidade.

Bando Anunciador 2023 em Feira de Santana Bahia
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O quarto e último episódio da série “Feira, Sua História e Sua Gente” foi ao ar na manhã desta quarta-feira (18), durante o programa Acorda Cidade. Com o tema O Bando Anunciador, a série especial, que fez uma homenagem à Feira de Santana, chegou ao fim no dia em que a cidade completou 191 anos de emancipação política.

Bando Anunciador

O Bando Anunciador é uma tradicional festa popular realizada anualmente em Feira de Santana, abrindo as celebrações em homenagem à Nossa Senhora Sant’Ana, padroeira da cidade.

Composto por um público entusiástico, o evento leva milhares de pessoas às ruas em busca de alegria e descontração. Muitos participantes vestem fantasias criativas e coloridas, de diferentes estilos e temas, enquanto bandas e fanfarras acompanham o cortejo pelas ruas do centro histórico, criando uma atmosfera vibrante e festiva.

Fantasias do Bando Anunciador
Foto: Juvenal Martins

O professor Rangel é um folião assíduo do Bando Anunciador. Ele contou ao Acorda Cidade que há muitos anos participa da celebração, sempre fantasiado. Ele fez uma participação especial no episódio e contou de onde vem a inspiração para montar as fantasias.

“Eu venho de uma família criativa, na cidade de Maragogipe. E todos os anos, também com a ajuda dos meus seguidores, começo a desenvolver as ideias, sempre buscando inovar cada fantasia. Me remete aos meus desenhos animados, no caso da minha época de infância. E a construção é em parceria com minha mãe, uma vez que ela seja costureira. As roupas são costuradas por minha mãe, enquanto eu fico responsável pelos adereços, pelos acessórios. É a parte que me cabe, que aprendi junto à minha família”, disse o professor.

O folião também ressaltou a importância do evento para o calendário cultural de Feira de Santana. Para o professor Rangel, valorizar o Bando Anunciador é valorizar a cultura feirense.

“A gente sabe que o Bando tem suas origens no século XIX e foi reconhecido como um patrimônio cultural. Isso foi de muita importância, pelo menos aqui em Feira de Santana, porque em algumas cidades seus eventos já são reconhecidos, e Feira de Santana precisa de mais reconhecimentos como esse para poder ressignificar, conservar e valorizar os eventos que existem dentro da cidade”, finalizou Rangel.

Feira, Sua História e Sua Gente” é uma série produzida pelo publicitário e produtor do programa Acorda Cidade, Juvenal Martins. Neste ano, serão quatro episódios, veiculados uma vez por semana, até a data do aniversário da cidade, dia 18 de setembro. Os episódios terão como tema patrimônios simbólicos que ajudaram a construir a identidade de Feira de Santana.

Reportagem escrita pelo estudante de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários