Os sinais da primavera, que chegou oficialmente no último domingo, 22 de setembro, enfeitam, perfumam e embelezam as ruas da cidade. E em Feira de Santana, uma família sente e enxerga a primavera além de uma estação que embeleza e colore.
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Há mais de 40 anos trabalhando com flores, a família passa a paixão, que também é negócio, de geração em geração.
Railda de Abreu é a matriarca da família. Ela contou ao Acorda Cidade que o negócio começou com seu esposo e ela ajudava. Após o falecimento do marido, dona Railda assumiu o negócio com a ajuda das filhas, que também já tinham experiência, pois desde bem novas já acompanhavam o pai no trabalho.
“Eu trabalhava com meu marido, depois parei um pouco pra cuidar das filhas. Quando as filhas cresceram, elas vieram trabalhar com ele, agora já tem uma neta que trabalha aqui também. Antes eu era dona de casa, fiquei viúva e continuei o trabalho aqui”, relembrou.
Dona Railda lembra que desde que iniciou o trabalho, há 40 anos, muita coisa mudou, inclusive o local de comercialização das flores, que antes era em frente ao Mercado de Arte Popular e hoje fica na Olímpio Vital.
Apesar das adversidades encontradas ao longo do caminho, ela se diz satisfeita por dar continuidade ao negócio ao lado da família e diz que se diverte trabalhando com as flores.
Uma das filhas de dona Railda, também destaca seu amor pelas flores. Manuela de Abreu Silva acompanhava o pai no trabalho quando ainda tinha cerca de cinco anos de idade. Cresceu, buscou formação profissional, hoje é formada em Engenharia Civil, mas o amor pelas flores falou mais alto.
“Desde pequena que gosto das flores. O irmão do meu pai produzia flores, ele comprava e trazia pra vender. Foi assim que começou. Às vezes eu vinha na rua, ficava com pouco com ele, acompanhava como era o trabalho. Quando fiz uns 14 anos ele já me trouxe para trabalhar. A partir daí eu continuei, fiz faculdade, tenho minha profissão, mas continuo ajudando aqui”.
Manuela conta com orgulho as conquistas alcançadas e tudo que tem feito pra driblar a concorrência, que cresceu bastante, e também as transformações que ocorreram no mercado.
“Há um tempo eu fiquei sem trabalhar e criei um Instagram para poder vender as flores. O cliente gosta de diversidade, gosta da facilidade do delivery e a gente faz bons negócios com as vendas online. Agora o nosso perfil @flowerboxfsa está concorrendo ao Troféu Imprensa Noite e Dia na categoria Floricultura e estamos muito felizes”, comemorou.
Com a chegada da primavera, a estação das flores, a expectativa para a família de Manuela é que as vendas aqueçam. Ela informou ao Acorda Cidade que este é o período em que as vendas começam a aquecer novamente.
“A gente está saindo de um período de vendas mais fracas. Após o Dia dos Namorados as vendas caem muito e a gente precisa se virar. Com a chegada da primavera começam os casamentos, formaturas e as vendas melhoram bastante”, afirmou.
E se ser uma empresa familiar, onde a tradição é passada de geração em geração é motivo de orgulho para toda a família, Manuela afirma que esse também é um grande desafio, afinal não é fácil separar questões familiares das questões relacionadas ao trabalho. Mas ela garante que a organização e o amor fazem tudo dar certo.
“Eu fico responsável pelas compras, lidando com os fornecedores. Minha mãe e minha sobrinha Raielen ficam responsáveis pela venda. Minha sobrinha atende online e minha mãe produz e atende o cliente presencial. Uma das minhas irmãs que trabalhava aqui foi morar em Portugal e continua trabalhando com flores lá”, afirmou.
Questionada se fosse pra escolher uma flor para representar a família, Manuela não pensou duas vezes: “O que representa mais são as rosas. São as flores que mais vendem aqui e são as flores que representam o amor”.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
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