Nas últimas 24h, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de vendaval e de baixa umidade para cidades baianas. Além disso, três municípios do estado entraram na lista dos mais frios do Brasil.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Diversas cidades do oeste da Bahia estão com aviso de baixa umidade. Nesses locais, a umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, porcentagens que podem ser encontradas no Deserto do Saara, que corta 10 países do continente africano. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal para os seres humanos é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%.
Além disso, a região enfrenta o período de seca, marcado por altas temperaturas. Em Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, os termômetros podem chegar a 33ºC e 35ºC, respectivamente, nas próximas horas.
A junção da baixa umidade com das altas temperaturas pode contribuir para os incêndios florestais. Até quarta-feira (11), ao menos cinco cidades da região registravam focos de incêndio: Barreiras, Muquém do São Francisco, Luis Eduardo Magalhães, Baianópolis e Santa Rita de Cássia.
Confira lista de cidades com alerta de baixa umidade:
- Angical
- Baianópolis
- Barra
- Barreiras
- Brejolândia
- Buritirama
- Campo Alegre de Lourdes
- Canápolis
- Carinhanha
- Catolândia
- Cocos
- Coribe
- Correntina
- Cotegipe
- Cristópolis
- Feira da Mata
- Formosa do Rio Preto
- Ibotirama
- Jaborandi
- Luís Eduardo Magalhães
- Malhada
- Mansidão
- Muquém do São Francisco
- Pilão Arcado
- Remanso
- Riachão das Neves
- Santa Maria da Vitória
- Santana
- Santa Rita de Cássia
- São Desidério
- São Félix do Coribe
- Serra do Ramalho
- Serra Dourada
- Tabocas do Brejo Velho
- Wanderley
- Xique-Xique
Neste contexto, as recomendações de saúde são: beber bastante água, não fazer atividade físicas ao ar livre, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e umidificar o ambiente.
Em caso de sintomas como tontura, náusea ou dor de cabeça, a recomendação é buscar um local fresco e repousar. Caso os sintomas persistam, deve-se procurar atendimento médico.
Ventos de 60km/h
Mais de 100 cidades baianas estão com alerta de vendaval nesta quinta-feira. A maioria dos municípios ficam no norte do estado, como Paulo Afonso, Uauá e Juazeiro. Feira de Santana, a segundo maior cidade da Bahia, também está na lista.
Nesses locais, o vento poderá variar entre 40 km/h e 60 km/h. O fenômeno meteorológico atinge outros estados do nordeste, como Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí.
Segundo o Inmet, nesses locais o risco de quedas de galhos é baixo. Apesar disso, a recomendação do Corpo de Bombeiros é não se abrigar debaixo de árvores, nem estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Frio de 11ºC
Enquanto o oeste da Bahia registra clima seco e temperaturas altas, na região da Chapada Diamantina e no sudoeste do estado os termômetros indicam bastante frio.
A cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina, por exemplo, ficou em 16º posição no ranking das cidades mais frias do Brasil na quarta-feira (11). Por lá, o termômetro marcou 11,3ºC.
Outras duas cidades baianas entraram no ranking, que normalmente é dominado pelos estados do sul e sudoeste do Brasil. Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, ficou em 22º, enquanto Piatã, também na Chapada Diamantina, ficou em 44º. Nestas cidades, as temperaturas ficaram em 11,7ºC e 13,5ºC, respectivamente.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram