Com o bloqueio oficial do X, muitos usuários buscaram alternativas para substituí-la. Threads e Bluesky foram os mais acessados, mas este último ganhou destaque pela semelhança com o antigo Twitter. O Brasil rapidamente se tornou o país com o maior número de usuários no Bluesky em apenas uma semana após o bloqueio.
Na interface e nos perfis dos usuários, várias características lembram o antigo Twitter. No entanto, uma das principais reclamações é a ausência de compartilhamento de vídeos e de um recurso similar ao “trending topics”, que mostrava os assuntos mais comentados do momento.
Criado em 2019 como um projeto do Twitter pelo ex-CEO Jack Dorsey, o Bluesky tornou-se uma plataforma independente em 2021, após Dorsey deixar o cargo. A rede social oferece moderação de conteúdo, personalização do feed e permite que as comunidades criem seus próprios espaços, com linhas do tempo focadas em temas específicos, proporcionando uma experiência mais direcionada aos interesses dos usuários.
Matéria da estudante de jornalismo Rafaela Paim sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram