Meio Ambiente

Qualidade de quatro rios da Bahia é considerada regular em pesquisa

Avaliação feita pela ONG SOS Mata Atlântica em 30 rios apontou que qualidade de rios em nove estados está ruim ou regular

Acorda Cidade

Uma análise feita pela organização não-governamental, SOS Mata Atlântica, indicou que a qualidade da água de 70% dos 30 rios, córregos e um açude analisados é regular e os outros 30% é ruim. De acordo com a ONG, nenhum dos pontos de coleta conseguiu a soma necessária para alcançar os níveis bom ou ótimo. Os locais foram analisados entre janeiro e dezembro do ano passado em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia e Sergipe. Destes rios, 26 foram verificados pela primeira vez.
 
Na Bahia, os rios analisados foram o Jaguaribe e o Pituaçu, em Salvador, e o rio da Vila e Buranhém, em Porto Seguro, e apesar de terem qualidade considerada regular, não tiveram o melhor resultado. Segundo a ONG, os rios considerados com melhor qualidade foram as do Rio Vaza-Barris, em Aracajú e do Rio Pratagy, em Maceió. A coordenadora do Programa Rede das Águas, Malu Ribeiro, afirmou que os rios das grandes cidades brasileiras estão com a qualidade bem longe do ideal.
 
Na quinta-feira (21), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que ao longo de cinco anos, serão liberados R$ 100 milhões para ajudar os estados a adotarem medidas para gestão de seus recursos hídricos. Segundo ela, o objetivo é incentivar o fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos, “desde sofisticar a medição e a qualidade de dados, como contratar gente, ajudar os estados a contratar pessoal especializado”. As informações são do iBahia.
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários