O comunicador feirense Dilton Coutinho foi homenageado na 3ª edição da revista “Na Matinha Tem”. O evento de lançamento ocorreu na sexta-feira (6), no Distrito da Matinha, em Feira de Santana. Esta edição contou com a participação de 100 empresários locais.
A empreendedora Claudiana Nascimento é uma das idealizadoras da revista. Ela contou em entrevista ao Acorda Cidade que o nome do comunicador foi escolhido pelo fato dele ser considerado um ícone da comunicação social no Brasil.
A programação do evento contou com apresentação de materiais de mídias e a fala de diversos representantes de entidades ligadas ao comércio em Feira de Santana.
“É de suma importância a participação desses representantes, para eles trazerem para a gente mais qualificação e conhecimento. Trazendo técnicas importantes para o nosso comércio. Espero que a gente possa unir forças com essas entidades para ter o desenvolvimento do comércio local, respeitando que a Matinha é uma zona rural”, afirmou Claudiana.
O distrito da Matinha, um dos mais conhecidos de Feira de Santana, possui cerca de 10 mil habitantes. O comércio do local vem se destacando no cenário municipal pela diversidade de segmentos.
“Se você observar, aqui tem já farmácias, supermercados, uma série de serviços, material de construção, tudo isso vai criando um ecossistema. As pessoas não precisam se deslocar ou pegar um transporte para resolver seu problema. Isso é ótimo, porque gera emprego na região”, disse Marco Silva, presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs).
Genildo Melo, representante da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs) parabenizou a iniciativa da empreendedora Claudiana Nascimento. Melo destacou em sua fala a importância do empreendedorismo nos distritos.
“Entendemos que os pequenos empresários, pequenos empreendedores, existentes nos distritos de Feira de Santana, essas pessoas podem muito, sim, fazer a diferença. Isso aqui é um celeiro de geração de emprego e renda. Portanto, a Associação tem que estar participando desses momentos”, disse Genildo.
O empresário Juscelino Brito, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL), fez uma apresentação focada no papel transformador do empreendedorismo. Ele disse que os empresários da Matinha têm a possibilidade de expandir os negócios para outras regiões da cidade e até mesmo outros municípios.
Com uma experiência de pouco mais de três décadas no mercado, o empresário do ramo farmacêutico levou uma palavra de incentivo. “Bom atendimento, eficiência e determinação são importantes para o sucesso do negócio. Entender que terá vários percalços, mas você não pode desistir com o primeiro. E ser criativo, as pessoas precisam ter criatividade. O que fiz hoje não serve para amanhã”, disse Juscelino.
Wilson Santos é responsável pela WS Serviços, empresa que fornece prestação de serviço em geral. Ele concordou com a afirmação do presidente da CDL. Wilson revelou que no lançamento da primeira edição a revista não pode participar, mas que nas duas últimas edições fez questão de estar presente.
Ivan Ferreira do Santos, conhecido como Ivan do Peixe, é proprietário da peixaria Ágape Pescados na Matinha. Ele disse ao Acorda Cidade que é muito importante fortalecer o comércio local.
Ivan contou que a inovação foi o que lhe motivou a montar um comércio. “ Eu pensei, por que não colocar uma peixaria aqui na Matinha? Peixaria é uma novidade aqui na Matinha. Aí graças a Deus consegui colocar. Estamos trabalhando há um ano e seis meses. Graças a Deus está dando certo”, finalizou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão da jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram