Cultura

Grupo Conto em Cena estreia espetáculo ‘Amor’ de Clarice Lispector

Essa comemoração marcará o início de uma nova etapa para o grupo que em 2012 recebeu um prêmio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado da Bahia, como reconhecimento do grande objetivo do projeto, que é estimular a leitura através dos seus espetáculos.

Acorda Cidade

O grupo Conto em Cena estreia o seu mais novo espetáculo teatral “Amor” de Clarice Lispector, nos dias 23 e 24 de março no Teatro do Cuca. Essa comemoração marcará o início de uma nova etapa para o grupo que em 2012 recebeu um prêmio da Fundação Pedro Calmon e do Governo do Estado da Bahia, como reconhecimento do grande objetivo do projeto que é estimular a leituraatravés dos seus espetáculos

 
O grupo, que surgiu em 2009, tem em seu repertório espetáculos de grandes mestres da Literatura Brasileira, tais como: 'Noiva da Morte' e 'O justo' de Nelson Rodrigues; 'A Cartomante' de Machado de Assis e agora, a estreia do conto 'Amor', de Clarice Lispector. Em 'Amor', Clarice transcreve muito bem a busca da personagem em mostrar o mundo como ele é.
 
Por muitos anos Ana, dona de casa, casada e com dois filhos, se deparou com situações inalcançáveis que provocavam nela grande exaltação e certa felicidade, que ela considerava de tão grande, insuportável. Cansada de viver assim, à mercê das emoções e sempre com os desejos fora do seu alcance, Ana resolveu trocar toda essa “instabilidade” por uma “firme vida de adulto”. Ela acreditava que era possível viver sem felicidade e assim levava a sua vida. Ela não esperava e não queria esperar mais nada da vida. Estava satisfeita com a vida estável que levava. Ana escolhera e quisera viver assim: tranquila e fixa. Foi então que, enquanto voltava para casa de bonde, viu um cego que mascava chicletes. Esse momento vai ser desencadeador de uma “perigosa” vontade de viver que ela achou dentro de si. Era o amor que ali ressurgia; no entanto, para ela era o mal que estava feito.
 
Clarice, que não se considerava uma escritora, mas uma “sentidora” metaforiza com a sensibilidade e competência que lhe são inerentes as tantas pessoas (não mulheres) existentes nesse mundo real e cruel, que são inculcadas com a ideia de que é melhor viver sem felicidade do que instavelmente com amor. 
 
Vale a pena se deliciar das palavras tão belas e simultaneamente tristes que perfeitamente transcrevem a realidade e os conflitos psicológicos que Ana carrega e que serão apresentadas pelo grupo Conto em Cena nos dias 23 e 24 de março no Teatro do CucaSábado às 20h e domingo às 19h. Além de ter, na mesma noite, o grupo convidado que abrilhantará a festa com 'Amor em Luiz', narrando a história de dois jovens apaixonados e que tem seu romance contado através das músicas do Rei do Baião.
 
A programação continuará nos dias 05, 06 e 07 de abril com as apresentações dos contos de Nelson Rodrigues2XContoNoiva da Morte e O Justo.
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários