Cultura

Recôncavo Afro Festival prorroga inscrições até 15 de setembro

Tendo como mote o protagonismo negro nas artes, 1ª edição do Recôncavo Afro Festival estreia no dia 20 de novembro.

Manifestações no recôncavo baiano
Foto: Caique Fialho

O Recôncavo Afro Festival (RAF) estendeu o prazo de inscrições para artistas e grupos da região que queiram celebrar a diversidade cultural do território baiano. Os artistas negros e negras terão até o dia 15 de setembro (domingo) para se inscreverem na chamada pública através do site https://www.reconcavoafrofestival.com/inscricoes. As atividades serão gratuitas e abertas para toda a população.

O evento itinerante estreia no dia 20 de novembro, em Cachoeira, e seguirá por São Félix, Maragogipe, Santo Amaro, e Salvador, onde a programação será finalizada. Serão escolhidos artistas e grupos do Recôncavo Baiano que atuam nas áreas de música instrumental, intervenções de artes visuais urbanas, espetáculos de dança e mostra audiovisual de curtas-metragens.

Manifestações no recôncavo baiano
Foto: Caique Fialho

As vagas serão distribuídas entre 40 atrações: 16 artistas ou grupos de música instrumental; 12 curtas-metragens; 8 artistas visuais e 4 performances de dança. A seleção será feita através de uma curadoria especializada formada pelo coordenador Marvin Pereira e os curadores Vinicius Freitas (Música Instrumental); Samir Suzart (Artes Cênicas – Dança); Everlane Moraes (Audiovisual); e Shai Andrade (Artes Visuais). O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 1º de outubro.

“O Recôncavo Afro Festival surge com grande relevância para a sociedade do Recôncavo, sobretudo no quesito fomento à cultura e diversidade local. Divulgar neste festival o que realmente somos é uma oportunidade de ouro para fazedoras e fazedores de cultura da região”, disse Vinícius Freitas.

Manifestações no recôncavo baiano
Foto: Caique Fialho

O evento vai acontecer nas datas:

  • 20 a 24 de novembro, em Cachoeira;
  • 21 a 24 de novembro, em São Félix;
  • 28 a 30 de novembro, em Maragogipe;
  • 05 a 07 de dezembro, em Santo Amaro;
  • 12 a 15 de dezembro, em Salvador.

O Recôncavo Afro Festival é uma idealização da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com patrocínio da Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Governo Federal, União e Reconstrução. Para mais informações, acesse o site oficial do festival: https://www.reconcavoafrofestival.com/

Manifestações no recôncavo baiano
Foto: Caique Fialho

Chamada Pública

Além das inscrições online, os interessados também podem fazê-la na sede da Odé Produções, em Cachoeira-BA, às terças e quintas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

“A ideia da chamada é contemplar e fomentar a produção de artistas do Recôncavo, além de dar visibilidade para novos olhares. O Recôncavo é um celeiro de arte e cultura e essa chamada vem muito em busca de fortalecer isso”, afirma Marvin Pereira, coordenador de curadoria do festival e diretor de planejamento da Odé Produções.

Recôncavo da Bahia

Formado por 20 municípios, o Recôncavo Baiano é uma região geográfica localizada no entorno da Baía de Todos os Santos, que é conhecida por suas fortes influências africanas e pela sua importância histórica para o desenvolvimento cultural e econômico do estado e do Brasil.

Serviço:

O quê: Prorrogação das inscrições para o Recôncavo Afro Festival

Onde: No site https://www.reconcavoafrofestival.com/inscricoes ou na Sede da Odé Produções (Rua Ana Nery, nº 10, Centro, Cachoeira-BA). Terças e quintas-feiras, das 10h às 12h e das 14h às 17h.

Quando: Até o dia 15 de setembro de 2024, às 23h59

Mais informações: [email protected]

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários