O comércio do centro da cidade não vai funcionar no próximo sábado, feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil. A informação foi confirmada ao Acorda Cidade pelo residente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana (Sicomfs), Marcos Silva.
A decisão segue a regra estabelecida pela Convenção Coletiva, válida para os estabelecimentos do comércio tradicional. Conforme a convenção, o comércio de bairros e shopping centers podem funcionar. O centro da cidade só poderia funcionar caso houvesse um acordo específico.
De acordo com o presidente, houve uma tentativa de negociação com o Sindicato dos Comerciários (Secofs) para que o centro funcionasse no feriado, levando em conta que a data é relevante para o comércio por ser no início do mês. No entanto, não foi possível chegar a um entendimento.
“Este ano, o centro não funcionou em nenhum feriado nacional, estadual ou municipal. Levamos as reivindicações de empresários e gerentes de lojas, mas não houve sensibilidade por parte do sindicato dos comerciários”, afirmou Marcos Silva ao Acorda Cidade.
O Sicomfs também destacou a importância da preservação de empregos e do cumprimento da legislação trabalhista. Caso os comerciários atuem em feriados, é obrigatório o pagamento pelo dia trabalhado ou a concessão de folga compensatória.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram