Realizado pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia (SJCDH), com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Candeias (Sedas), o Mutirão de Registro Civil atendeu, no último sábado (16), pelo menos 300 pessoas da sede e dos distritos de Candeias, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes.
A ação, que faz parte do Projeto Minha Certidão, teve o objetivo de atender a demanda reprimida de serviços gratuitos como emissão de Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho, orientação sobre reconhecimento de paternidade pelo Núcleo de Apoio a Mulher (NAM), cadastramento no Bolsa Família, na Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e no SineBahia e registro de queixas no Procon. Os serviços mais procurados foram emissão de Carteira de Trabalho e cadastro no Bolsa Família.
Projeto Minha Certidão
Segundo os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, para cada 100 nascimentos no estado baiano, pelo menos 24 não são registrados. Para sanar este déficit, a SJCDH lançou O Projeto Minha Certidão em agosto de 2012 na Bahia. A campanha visa colaborar no resgate da cidadania e na integração social da população que ainda não tem documentação básica.