Na Rua da Madeira, no bairro Barroquinha, em Feira de Santana, o tráfego de veículos e pedestres é intenso, entretanto a mobilidade da via encontra-se com poucas condições, segundo o morador Edson Souza de Carvalho relatou à reportagem do Acorda Cidade na manhã desta terça-feira (3).
“Ela está abandonada. Está precisando mesmo dar um reajuste nesta rua. Tem mais ou menos dois, três anos que está assim”.
Edson, que é chapista há 30 anos, tem uma oficina na rua. Ele contou que já teve prejuízos por conta de pneu estourado, entre outras complicações causadas pela buraqueira.
“O cliente chega sempre reclamando e questionando que rua é essa, rua abandonada, cheia de lixo, cheia de buraco. Entra muito carro pesado. Tem cliente que deixa de vir porque não tem nem espaço para estacionar carro que está esburacada e aí desiste até de vim”.
Outro morador conhecido como Sansão que trafega pela região também falou ao Acorda Cidade sobre os transtornos para passar pela via.
“Essa rua aqui está crítica. Tinha outra rua também com uma situação muito complicada, mas já ajeitaram. Muitas ruas aqui estão bem desgastadas mesmo. Precisa de um olhar mais atencioso por parte da prefeitura e do pessoal para ajustar. Tem que ser devagarzinho se não acaba o carro todo”.
Ele ainda pontuou que os motoristas que trabalham por aplicativo, também encontram dificuldades.
“Aí quem sofre é o pessoal do aplicativo que tem que pegar passageiro e passa mal. A gente que anda devagarzinho e está aqui toda hora, já é complicado e o pessoal do aplicativo é pior ainda. Vamos ter uma atenção por essas ruas aqui da Barroquinha para o pessoal ficar satisfeito e poder trafegar tranquilo sem ter nenhum prejuízo”.
Baraúnas
Na Rua General Costa e Silva, no bairro Baraúnas, a reportagem encontrou o morador Edivaldo Coutinho preocupado com futuras inundações. O local que passou por alagamentos este ano, segundo o morador, precisa de drenagem para que estes transtornos não voltem a ocorrer, principalmente com a chegada de estações que costumam chover rápido, mas forte.
“Nesse período a gente fica preocupado com a questão da chuva. Quando chove, a ‘Rua da Lama’ e a Rua General Costa e Silva, fica na situação que a gente clama muito aos nossos políticos, aos nossos candidatos, que por gentileza, venham olhar para o nosso bairro, olhar para a nossa comunidade. Nós estamos necessitando muito dessa drenagem da Baraúnas”.
Edivaldo chegou a relatar que já perdeu móveis por conta dos alagamentos.
“Infelizmente eu já perdi guarda-roupa, perdi o sofá. Vários moradores, todo período chuvoso e de trovoada, a gente perde guarda-roupa, sofá. Teve mãe e pai de família que já chegou a perder tudo. Pedimos aos nossos candidatos que possam incluir nesse projeto agora, nessa nova gestão do novo prefeito”.
No ano de 2021, o Acorda Cidade registrou alagamentos da Rua General Costa e Silva, que deixou muitas famílias em alerta. O morador Edivaldo explicou que o pedido por uma drenagem é uma reivindicação antiga, mas ainda não foi atendido, mesmo com as recorrentes inundações nos períodos chuvosos.
“Temos mais de 20 anos com esse problema no bairro. Essa questão do bairro da Baraúnas é antiga e agora esperamos em Deus e nos nossos candidatos que possam olhar pela nossa comunidade. Pedimos aos candidatos à prefeitura, tanto um quanto o outro. O que venha a ganhar que por gentileza, venha fazer a drenagem da Baraúnas”.
Ao Acorda Cidade, a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma) informou que a Rua da Madeira, no bairro Barroquinha, está com um nível de degradação elevado e que a operação tapa buraco terá início nesta quarta-feira (4).
Com relação à Rua General Costa e Silva, do bairro Baraúnas, a Soma informou que está havendo um movimento de pressão, devido o órgão estar atuando em outras ruas do mesmo bairro.
“O município está empenhado em resolver as questões do bairro Baraúnas como um todo, inclusive as questões da Rua General Costa e Silva”, disse a Soma.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Chuva deixa ruas alagadas em Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram