Eleitores de vários municípios do país serão identificados através da impressão digital, num processo conhecido como Biometria, que diminui os riscos de fraude na hora do voto.
Amanhã (29), a partir das 11 horas, o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, por intermédio da 200ª Zona Eleitoral, realizará uma simulação do recadastramento biométrico, no município de Pojuca na Região Metropolitana de Salvador.
A simulação já vai contar com o “Kit Bios”, equipamento que será utilizado para recadastrar todos os eleitores a partir do dia 4 de novembro até o dia 3 de dezembro. O eleitor que não se recadastrar terá o título cancelado. Sem o documento, o cidadão não pode prestar concurso público, tirar passaporte ou levantar empréstimo em banco oficial. A divulgação do recadastramento biométrico já começou em Pojuca, com a distribuição de mais de 42 mil folders, cartazes e afixação de faixas. No dia da simulação, agentes municipais de saúde colaborarão com a entrega de folders nas localidades mais distantes.
Equipamento
O “Kit Bios” é composto por um computador, máquina fotográfica digital, tela, lâmpada e leitor de impressões digitais, equipamentos necessários para realizar a renovação do título no novo modelo. O kit foi utilizado pela primeira vez nas eleições de 2008 como projeto piloto em três municípios: São João Batista (SC), Colorado do Oeste (RO) e Fátima do Sul (MS). Este ano o recadastramento foi feito com sucesso em Búzios, no Rio de Janeiro.
Com informações da Ascom TRE-BA