Feira, Sua História e Sua Gente

O Feiraguay é tema do 1º episódio da série dedicada ao aniversário de Feira de Santana

Serão quatro episódios, tendo como tema patrimônios simbólicos que ajudaram a construir a identidade e a cultura da cidade.

Feiraguay
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Foi ao ar na manhã desta sexta-feira (30), durante o programa Acorda Cidade, o primeiro episódio da série Feira, Sua História e Sua Gente. O projeto é uma homenagem ao aniversário de 191 anos de Feira de Santana. Nesta edição, que terá ao todo quatro episódios, foram escolhidos símbolos que traduzem a personalidade e a cultura feirense.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Segundo dados do último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Feira de Santana é a segunda maior cidade da Bahia, ficando atrás apenas da capital, Salvador. A população feirense, com mais de 600 mil habitantes, é maior do que a de oito capitais brasileiras. 

A princesa do sertão, como também é conhecida, é considerada um importante polo econômico e cultural da região nordeste do Brasil. Feira de Santana é cortada por seis rodovias, sendo três federais (BR-324, BR-101, BR-116) e três estaduais (BA-052, BA-502 e BA-503), fator que contribuiu para a cidade estar entre as maiores economias do estado.

O Feiraguay

O Feiraguay, um dos maiores centros de comércio popular da região, foi o tema do primeiro episódio da série especial dedicada ao aniversário de Feira de Santana. De uma maneira descontraída, a jornalista Andrea Trindade, editora-chefe do portal Acorda Cidade, e Jefferson Araujo, estudante de jornalismo e estagiário do Acorda Cidade, abordaram desde o surgimento do Feiraguay, na década de 1990, até o momento atual.

Nelson Dias, um dos fundadores do Feiraguay, fez uma participação especial no episódio e contou sobre um dos momentos mais difíceis que os comerciantes do local enfrentaram, a mudança da Rua Sales Barbosa, local de origem do Feiraguay, para onde é hoje, próximo a praça Padre Ovídio, no Centro de Feira de Santana. 

“Não se faz omelete sem quebrar os ovos. A mudança na época foi meio cruel, porque você já estava estruturado em um local, mas não tínhamos como permanecer ali. Havia uma cobrança muito grande da associação comercial. A mudança foi um pouco lenta, não foi um sucesso de uma hora para outra. Foram de 2 a 3 anos lutando, perseverando, acreditando e investindo, mas graças a Deus o triunfo veio. Eu digo que o Feiraguay representa uma boa fatia na economia de Feira de Santana”, afirmou Nelson Dias.

Atualmente o Feiraguay conta com mais 650 boxes, 145 lojas e 4 galerias. São mais de 2 mil pessoas em atividades no local. Quem é morador de Feira de Santana ou visita a cidade com recorrência já se acostumou com a afirmação que “No Feiraguay você encontra de tudo, literalmente”. O vendedor, Antônio Marcos, também fez uma participação especial no episódio destacando a importância do local.

“Na minha opinião, para Feira de Santana, ter o Feiraguay é muito importante. Temos segurança, traz muita gente de fora para comprar no varejo e no atacado. Todo mundo gosta daqui. Quem vem aqui no Feiraguay não tem como se arrepender de nada”, declarou Antonio Marcos.

A série

Feira, Sua História e Sua Gente é uma série produzida pelo publicitário e produtor do programa Acorda Cidade, Juvenal Martins. Neste ano, serão quatro episódios, veiculados uma vez por semana até a data do aniversário da cidade, dia 18 de setembro. Os episódios terão como tema patrimônios simbólicos que ajudaram a construir a identidade de Feira de Santana.

Ouça a entrevista completa abaixo:

Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão de Andrea Trindade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários