A família do bebê Valentin, de apenas cinco meses, entrou em contato com o Portal Acorda Cidade para realizar um apelo em prol de ajudar a criança. Valentin Sales de Oliveira Cerqueira nasceu com um problema congênito chamado válvula de uretra posterior e precisa arrecadar recursos para realizar uma nova cirurgia corretiva.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Segundo a família, esse problema geralmente é descoberto durante o período gestacional, mas, por não mostrar tantos sinais, Valentin teve um diagnóstico tardio, somente aos dois meses. Caso ele não seja operado, esse problema pode levar à perda da função da bexiga. Além de poder causar a perda do funcionamento dos rins do bebê, não existirá outra cirurgia para restaurar essa função da bexiga.
Atualização: Família de bebê com problema congênito suspende campanha após restante do dinheiro ser doado
O pequeno fez a cirurgia de fulguração da VUP no Hospital Roberto Santos, em Salvador, mas o problema não foi resolvido. A família fez uma vaquinha, para custear tratamentos e medicações, por conta disso, eles conseguiram marcar uma consulta com o Dr. Ubirajara Barroso, um urologista renomado que atende em Salvador e que pode solucionar o problema.
“Ele cobrou um total de R$ 25.000 (anestesia + medicação + internação + honorários médicos), e conseguimos arrecadar metade desse valor, mas ainda faltam R$ 10.000, que não temos como conseguir. A cirurgia precisa ser feita com urgência, pois o SUS não oferece suporte adequado; eles tentaram com a cirurgia disponível, mas não houve resultado”, informou a família no apelo.
A criança está com hidronefrose bilateral (inchaço dos rins) e defecando toda vez que urina, por fazer muito esforço para conseguir urinar e reter muito xixi. Com a realização da cirurgia, ele não vai perder a bexiga, evitando a insuficiência renal, e terá uma vida normal.
A tia de Valentin, Francisnaide, contou ao Acorda Cidade sobre os problemas que o bebê tem enfrentando para viver bem.
“Valentin passou por várias internações, tanto aqui em Feira como em Salvador, até que conseguimos encaminhar ele para uma cirurgia, chamada fulguração da válvula uretral posterior, realizado no Roberto Santos, mas que infelizmente não obtivemos êxito. Com apenas uma semana, Valentin voltou a sentir dores, então bateu o desespero e começamos a procurar outros médicos e descobrimos um urologista especialista. Juntamos todo mundo, fizemos uma vaquinha e levamos o Valentin até ele, que logo foi encaminhado para fazer o exame de estudo da bexiga. E foi confirmado que Valentim está com hidronefrose bilateral, que é o inchaço dos rins. Viemos pedir à comunidade que nos ajude e que abrace a nossa campanha, com a #AjudeValentin”, disse a tia.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram