Daqui a 30 anos, vestiremosaparelhoscapazes de gravarfoto e vídeoininterruptamente. Objetos do dia a diaestarãoconectadosà internet, poderãoconversarentresi e estarãoaptos a publicarinformaçãoporcontaprópria.
Ondeesseconteúdotodovaiparar?
Nasredessociais, éclaro.
Daniel Almeida/Editoria de Arte/Folhapress
"O quenóschamamoshoje de rede social será a fundação de uma nova era dahumanidade. Àmedidaqueficamosmaisamplamenteconectados, quasetudo o quefazemosseráinformadoouconduzidopormeio de nossasconexões com osoutros", diz o futurólogo Ross Dawson.
"Muitaspessoasvãovestirdispositivosquecapturamgrandeparte de suasvidas, desde a gravaçãoconstante de vídeo e áudioaté a comidaconsumida e as emoçõesexperimentadas."
Marshal Kirkpatrick, empresário e ex-editor do site "ReadWriteWeb", fantasia umacaixa de cereal inteligente, que, aodetectarque o produtoacabou, executa um pedido de compra de umacaixa nova automaticamente e, depois do 50º reabastecimento, porexemplo, dáaoconsumidoruma "medalha de superfã" em um de seusperfis de mídia social.
No extremoopostodatendência de compartilhar a própriavidaconstantemente e de forma perpétua, estãoaplicativoscomo o Snapchat, quepermitemenviar a amigos conteúdocomomensagens de texto, fotos e vídeosque se autodestroemdepois de algunspoucossegundos, definidospeloemissor.
"Comunicaçãonãoarquivadaé a nossa forma mais primal de comunicação", afirmouao "BusinessWeek" Nico Sell, cofundadora do Wickr, aplicativo de comunicaçãoprivadasemelhanteaoSnapchat com recursosmaisavançados de criptografia.
"É natural voltar a coisascomo nos comunicar com amigos e familiaressemterquepensarsobre o fato de a internet sereterna. Informaçãoefêmeraé o futuro."
Especialistassãopraticamente unânimesaopreverque as principaisredessociais de hoje, como o Facebook e o Twitter, nãocontinuarãonaliderançadaqui a 30 anos.
"A história nos ensinouquemuitos dos pioneirosdeixam de inovar e quealguémsempreaparece com umaideiamelhor, substituindo-osoudeslocando-ospara um status menosrelevante", diz o futurólogo Jim Carroll. "A maioriadasredessociais de hojevaidesaparecerouserincorporadaporoutrasempresas." As informaçõessão do Folha
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