Uma mãe de aluna do Centro Municipal de Educação Infantil Professor Manoel de Christo Planzo, em Feira de Santana, filmou uma cobra que foi encontrada atrás do bebedouro da escola na terça-feira (27).
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Ao Acorda Cidade, Magnólia Ferreira, mãe de uma estudante e funcionária da instituição, informou que outra mãe levou um susto ao ver uma cobra próxima ao bebedouro e imediatamente correu para chamar o porteiro da escola. Quando o funcionário chegou, o réptil já havia se escondido dentro do equipamento de água.
O corpo de bombeiros foi acionado, mas só chegou duas horas após a ligação. Ao chegarem ao local, capturaram a cobra, que foi identificada como da espécie Philodryas nattereri, conhecida popularmente como “corre-campo”. Embora não seja venenosa, pode se tornar agressiva ao sentir-se ameaçada.
O motivo da cobra ter chegado até ali foi a quantidade de mato presente no terreno da escola, local propício de aparecer animais peçonhentos. A coordenação da instituição havia feito um ofício solicitando a capinação, entretanto, o problema não foi resolvido. “Tenho medo de ter mais lá”, relatou outra mãe de aluno.
Por conta do desmatamento de áreas rurais, os animais peçonhentos como cobras, aranhas e escorpiões buscam refúgio na zona urbana, e quando encontram uma área verde ali, identificam-na como seu habitat.
Caso alguém seja picado por uma cobra, deve ir imediatamente ao hospital para se medicar ou fazer o tratamento necessário. Para mais informações sobre o que fazer ao encontrar animais peçonhentos em casa, escola ou trabalho, confira esta reportagem aqui.
Em resposta, a Secretaria Municipal de Educação encaminhou a seguinte nota:
A Secretaria Municipal de Educação informa que, devido a desmatamentos, chuvas e outros fenômenos naturais, é possível que animais silvestres adentrem escolas localizadas em áreas rurais ou periféricas. Nestes casos, o Corpo de Bombeiros é imediatamente acionado para garantir a segurança da comunidade escolar.
Além disso, ressaltamos que a unidade em questão já está incluída no cronograma de serviços de capinação, conforme o planejamento previamente estabelecido, para minimizar a ocorrência de tais situações no futuro.
Agradecemos a compreensão e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Matéria escrita pela estagiária Beatriz Rosado, sob supervisão da Jornalista Andrea Trindade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram