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A Páscoa já está quase chegando e para quem quer aproveitar a data para ganhar dinheiro, a dica principal é calcular bem os custos para não gastar mais do que vai vender, conforme recomendação de Bruno Caetano, diretor superintendente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP).
“O empresário deve calcular bem as compras porque a Páscoa é um evento sazonal e se houver sobra, pode haver encalhe de produto no estoque”, explica Caetano.
Para não se perder, a recomendação é criar uma planilha com os gastos e uma com as vendas. É importante também fazer uma projeção realista de produção para não sobrar produto.
Quem não tem experiência nesse mercado deve conversar com outros micro e pequenos empresários do ramo para checar a quantidade média de vendas e aproveitar boas estratégias para alavancar o faturamento.
Criatividade também é o segredo para turbinar as vendas, segundo o superintendente. Nesse caso, vale apostar em formatos, recheios e embalagens diferentes para os clássicos ovos de Páscoa.
Outra ideia, sugere Caetano, é fazer kits de ovos de Páscoa com outros produtos, como perfumes, cremes , ursos de pelúcia e camisetas.
“Ações bem planejadas fidelizam o cliente que além de voltar ao estabelecimento pode recomendá-lo aos amigos”, comenta Caetano.
Empreendedores que possuem equipe devem lembrar de treinar os funcionários e seguir a legislação trabalhista para a contratação de temporários.
"Os novatos precisam conhecer o portfólio de produtos e suas características. Por exemplo, todos os vendedores precisam conhecer a tabela nutricional”, aconselha o superintendente.
Veja dicas para ter uma Páscoa rentável:
Aposte na vitrine ou no portfólio de produtos: Uma vitrine atraente pode ser meio caminho para cliente fazer uma compra. Decoração com enfeites que lembrem a Páscoa pode mexer estado de espírito das pessoas.
Produtos de qualidade: Variedade e boa exposição são essenciais para despertar o desejo de compra. Tome cuidado para não encher a loja com produtos semelhantes.
Motivação da equipe: Ter uma equipe em harmonia e empenhada em vender mais é fundamental. Motive o time com premiações, aumento de comissões, bônus.
Entre no clima: Mesmo que seu estabelecimento não tenha ligação direta com a Páscoa, vale investir em uma decoração temática.
Alma do negócio: A propaganda continua sendo uma boa dica para o varejo. Reserve uma verba para essa finalidade, principalmente para divulgar as ofertas.