O morador Félix Morais de Oliveira, 72 anos, convidou a reportagem do Acorda Cidade para ir até a Rua Anita Garibaldi no loteamento Parque Sevilha, no bairro Gabriela, em Feira de Santana. Segundo ele, a rua encontra-se abandonada com muito lixo.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
“Para mim falar dessa rua é um desprazer. É uma rua abandonada, aqui jogam animais domésticos mortos, aparecem urubus, é um descaso que nós vivemos nesse bairro com esses matos e esse lixo”, afirmou.
O morador opina que a secretaria de Serviços Públicos deveria ter a obrigação de sair nas ruas com seus fiscais e verificar onde tem mais lixo para fazer a limpeza necessária.
Outra solução apontada pelo morador para que as pessoas não voltem a jogar lixo nos locais após a limpeza, é que a prefeitura instale uma placa informando sobre a proibição e sobre o valor da multa, caso alguém descumpra com o estabelecido, além da instalação de câmeras para fiscalizar.
“São pessoas que usam caçambas, caminhonetes e jogam o lixo aqui em horários como fim da tarde, as vezes de madrugada e as vezes até durante o dia. Já pedi para não jogarem o lixo aqui, mas eles dizem que não sou dono da rua. Então acho que a prefeitura deveria limpar e colocar uma placa determinando o valor da multa. Deveria também colocar uma câmera no poste para flagrar quem jogar lixo”.
Félix Morais afirmou que mora no local há 33 anos e que além do problema do lixo, a rua não tem pavimentação, apesar de constar na prefeitura como pavimentada.
Outra reclamação do morador é com relação aos postes de iluminação. Ele afirma que um poste está no meio da rua, o que pode provocar acidentes.
“No dia 25 de outubro do ano passado, a Coelba mandou aqui um carro de transferência de poste, mas não transferiu a rede para tirar esse poste do meio da rua, então tem esse problema”, citou.
RESPOSTAS
Com relação a pavimentação, a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), informa que já foi realizado um estudo sobre a Rua Anita Garibaldi, que possui um problema de drenagem e que precisa ser resolvido e, reitera que a topografia da região já foi realizada e, que os estudos da drenagem estão sendo realizados.
Com relação a limpeza, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp) informou que está intensificando os serviços de zeladoria em todo o município, abrangendo atividades como coleta de resíduos, jardinagem, poda de árvores, manutenção da iluminação pública, operações de bota-fora e recolhimento de animais mortos.
“Estamos focados em promover uma melhor qualidade de vida e a humanização dos bairros, incentivando a população a adotar práticas de seletividade e a manter calçadas e canteiros centrais limpos. A conscientização e a participação dos cidadãos são essenciais para o sucesso dessas ações. Contamos com a colaboração de todos para mantermos a cidade limpa. Pedimos que a população se una ao poder público, denunciando irregularidades, como o descarte ilegal de materiais de construção, por meio do aplicativo Cidade Conectada. Denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo que nossa cidade se mantenha organizada e agradável para todos”, diz a nota.
Sobre a situação do poste, a produção do Acorda Cidade entrou em contato com a Coelba e aguarda retorno.
As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram