Para celebrar a luta, a resistência e o trabalho dos feirantes, foi realizado nesta terça-feira (27), um café da manhã especial na Feira Livre da Marechal Deodoro para mais de 300 pessoas, em Feira de Santana. O momento celebrou o Dia dos Feirantes, comemorado no último dia 25 de agosto.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Este ano, o evento ficou ainda maior e atraiu mais pessoas para se deliciarem ao lado dos trabalhadores da Feira da Marechal. Teve de tudo. Bolos, sucos, salgados, mingau, cuscuz, cafezinho, batata doce, frutas, um verdadeiro banquete, como toda feira costuma ser.
No auge dos seus 80 anos de idade e trabalhando na Feira da Marechal, dona Terezinha dos Santos Ribeiro, acumula mais da metade da vida atuando nas feiras livres da cidade. Ao Acorda Cidade ela lembrou do início desse vetor econômico, social e histórico da cidade que são as feirinhas.
“Essa feira vinha daqui (Marechal) parava lá em frente ao Emec. Vendia tudo. Criei nove filhos aqui, cinco homens e quatro mulheres”.
A filha de dona Terezinha também trabalha na feira da Marechal. Edineide Ribeiro atua na defesa dos direitos dos trabalhadores da feirinha. Ela é presidente da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Feira Livre da Marechal.
Ao Acorda Cidade, ela também falou sobre a importância da categoria celebrar mais essa data e chamar atenção das autoridades para as demandas dos feirantes.
“A gente tem que comemorar a nossa resistência, a nossa luta”.
Candidatos à prefeitura de Feira de Santana também foram convidados para participar do encontro. Compareceram os candidatos José Neto (PT) e Pablo Roberto (PSDB), vice-candidato na chapa com José Ronaldo (União Brasil).
Na oportunidade, uma Carta Aberta foi entregue aos políticos com as necessidades dos trabalhadores. Edineide também falou sobre as principais reivindicações dos feirantes da Marechal.
“Aproveitando a oportunidade e entregando uma carta aberta com as nossas demandas, as nossas necessidades, aos candidatos a prefeito de Feira de Santana, o deputado Zé Neto e o ex-prefeito José Ronaldo, os dois foram convidados. Essa é a hora. A gente precisa de padronização, a gente precisa de banheiros e várias outras coisas. Feira livre é patrimônio de Feira, já diz o nome da cidade, Feira de Santana”.
O evento também fez parte da atividade final do edital “Resistindo com quem resiste”, conquistado pela categoria em parceria com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) através da Ong Fundo Brasil. Em 2023, o mesmo projeto implementou lixeiras na feira da Marechal, organizado pelo movimento “A Feira da Marechal é Patrimônio”, com um investimento de 40 mil nas ações.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também: Feirantes fazem mutirão de limpeza na Marechal Deodoro e instalam lixeiras
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram