Jornalismo

Alright Summit debate o futuro do jornalismo regional na era da Inteligência Artificial e o combate à desinformação

Dentre os participantes, o portal Acorda Cidade, de Feira de Santana, se destacou, representando a Bahia.

Alright Summit debate o futuro do jornalismo regional na era da Inteligência Artificial e o combate a desinformação
Foto: Divulgação/Alright

Brasília foi cenário de um importante encontro para o jornalismo regional no Brasil: o Alright Summit. O evento, realizado na última quarta-feira (21), reuniu representantes de portais de notícias de todo o país e teve como foco principal o futuro do jornalismo local, a luta contra a desinformação e o combate aos desertos de notícias — áreas onde o jornalismo é escasso ou inexistente. Dentre os participantes, o portal Acorda Cidade, de Feira de Santana, se destacou, representando a Bahia.

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

A gerente comercial do Acorda Cidade, Ivana Manuela e a jornalista Andrea Trindade
A gerente comercial do Acorda Cidade, Ivana Manuela e a jornalista Andrea Trindade | Foto: Alright AdTech Company

Com uma programação diversificada, que incluiu a importância de fomentar veículos de comunicação como fontes vitais de informação em áreas sem cobertura adequada, o Alright Summit abriu espaços para especialistas discutirem modelos de negócios, monetização e estratégias para fortalecer a mídia local e hiperlocal, ressaltando a necessidade de inovação e colaboração no setor.

O Alright Summit teve dois momentos. Um foi pela manhã, denominado Café com a Secom, no auditório do Ministério da Saúde, onde houve um encontro exclusivo entre lideranças de 40 veículos de jornalismo regional, 18 agências de mídia, representantes de ministérios e anunciantes.

Alright Summit debate o futuro do jornalismo regional na era da Inteligência Artificial e o combate a desinformação
Foto: Foto: Alright AdTech Company

O outro foi pela tarde, no Sesi Lab, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Foi realizada uma série de painéis com representantes do Google, Netflix, Atlas da Notícias e diversas iniciativas do segmento da comunicação, gerando discussões enriquecedoras, abordando temas como a transformação digital, o fortalecimento dos veículos de mídia regionais e a criação de “Oásis de Notícias” em regiões vulneráveis e outros assuntos interligados.

Café com a Secom

No Café com a Secom, foram discutidas a importância de políticas públicas voltadas para o fortalecimento do jornalismo regional, a transparência na gestão pública e a comunicação segmentada, capaz de responder de forma rápida e eficaz às necessidades das comunidades locais.

Cleberson Marcon
Cleberson Marcon Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Na oportunidade, Cleberson Marcon, gerente de Projetos da Coordenação Geral de Mídia da Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República), tratou sobre a importância da regionalização das campanhas publicitárias, adaptando-as às particularidades dos diversos municípios do Brasil, para uma comunicação mais eficaz e segmentada.

Ele explicou que a burocracia que tem dificultado veículos a terem acesso a verbas de publicidades federais atende a recomendações legais e do Tribunal de Contas da União, mas que vem surgindo aberturas de espaços para que os veículos regionais de credibilidade e relevância em seus locais de atuação possam ter acesso as campanhas nacionais.

Cleberson abordou os desafios e soluções para o jornalismo digital, e reforçou a necessidade de ações conjuntas que facilitem as campanhas publicitárias e promovam a democracia nas comunidades por meio de uma comunicação segmentada e eficaz.

Pyr Marcondes
Pyr Marcondes | Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

Um dos momentos mais marcantes do Café com a Secom também foi a palestra do jornalista Pyr Marcondes. Ele enfatizou o poder da colaboração entre veículos de comunicação como uma estratégia fundamental para fortalecer o jornalismo local.

Marcondes, que também é sócio sênior da Pipeline Capital, expert em marketing e autor de artigos semanais na Aurora News, mostrou com a troca de experiências empresariais e estratégias comerciais podem ajudar na divisão de custos para a implantação de novas tecnologias e do fomento de representatividade junto a entidades e órgãos oficiais.
Ele abordou os desafios e as soluções para o jornalismo 4.0, destacando a interação entre o trabalho humano e a inteligência artificial e mencionou como as inovações tecnológicas e as mudanças no comportamento dos leitores estão criando novos paradigmas na mídia editorial.

Marcondes alertou que, em um futuro próximo, é possível que a maioria dos conteúdos seja gerada por máquinas. Para enfrentar as dificuldades na busca por anunciantes de qualidade e garantir a sobrevivência dos veículos, ele novamente falou da importância da união entre os meios de comunicação, superando o que ele chamou de “sozinhismo”. Essa cooperação, segundo ele, pode não apenas otimizar estratégias editoriais, mas também reduzir os custos de infraestrutura.

Domingos Secco
Domingos Secco | Foto: Andrea Trindade/Acorda Cidade

O CEO e fundador da Alright, Domingos Secco, reforçou a relevância do jornalismo local como canal essencial para a disseminação de campanhas de alcance nacional.

“O mercado de mídia é muito concentrado em grandes anunciantes e plataformas. Esse mercado muitas vezes invisível não é atendido adequadamente. Nosso objetivo é auxiliar esses pequenos veículos e criar uma rede com capilaridade em todo o país,” afirmou Secco.

Evento teve participação da ministra Carmem Lúcia

Ministra Carmen Lúcia
Ministra Carmen Lúcia| Foto: Alright AdTech Company

Outro ponto alto do evento foi pela tarde com a participação da ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ela realizou a abertura do evento com transmissão ao vivo pelo YouTube. A ministra alertou sobre os cuidados a serem tomados com o uso da Inteligência Artificial e ressaltou o papel do jornalismo sério, no combate à desinformação.

Com o título “A mentira destrói seu voto” a palestra reforçou a importância de um jornalismo confiável e a necessidade fortalecer a democracia por meio do combate às fake News.

Foto: Alright AdTech Company
Foto: Alright AdTech Company

Entre os convidados do Alright Summit que estiveram diretamente em Brasília, nomes de peso como Sara Buchwitz, CEO do Grupo Flow, Ricardo Fiorotto, gerente de parcerias estratégicas do Google Brasil, Eduardo Lundgren, Engenheiro de software sênior na Netflix, Sérgio Lüdtke, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – Projor, Regina Bucco, diretora-executiva da Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), Katia Brembatti, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo Professora de Jornalismo (Abraji), e Samanta do Carmo, Gerente-executiva da Associação de Jornalismo Digital (Ajor).

Alright Summit debate o futuro do jornalismo regional na era da Inteligência Artificial e o combate a desinformação
Foto: Alright AdTech Company

O Alright Summit foi avaliado de forma extremamente positiva, sendo considerado um marco no fortalecimento da mídia regional no Brasil, e a próxima edição do evento já está confirmada para 2025.

O encerramento foi marcado pelo lançamento do livro “Jornalismo Local no Brasil; caminhos possíveis”, da Alright.

lançamento do livro jornalismo local no Brasil
Encerramento e lançamento de livro | Foto: AdTech Company
lançamento do livro jornalismo local no Brasil
Encerramento e lançamento de livro | Foto: AdTech Company

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários