Eleições 2024

Informações sobre pesquisas eleitorais podem ser consultadas em portal da Justiça Eleitoral

Interessados podem acessar o PesqEle Público, sistema do Tribunal Superior Eleitoral para consulta de pesquisas eleitorais registradas na Justiça Eleitoral.

Urna Eletrônica
Foto: Ascom/TSE

Interessados em acessar informações sobre pesquisas eleitorais registradas na Justiça Eleitoral podem realizar consulta no sistema PesqEle Público, disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ferramenta permite acesso aos dados sobre os valores gastos na realização da pesquisa, a empresa contratada, datas de início e término das entrevistas, as localidades que fizeram parte da amostragem e o número de eleitores perguntados. É possível também acessar o questionário utilizado pelas entidades. 

📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos

Como realizar a consulta

PesqEle dispõe de seis filtros de pesquisa, que podem ser selecionados de forma independente: eleição, estado, número de identificação, empresa contratada, município e período de registro. Feita a escolha, o interessado deve clicar em pesquisar e conferir a lista de pesquisas registradas.

Na  Bahia, do dia 1º de janeiro até o dia 22 de agosto deste ano, o sistema de registro de pesquisas eleitorais contabilizou o recebimento de 44 sondagens. Dessas, 16 foram realizadas com o eleitorado de Salvador. 

Registro da pesquisa

De acordo com a Resolução TSE nº 23.600 de 2019, a partir de 1º de janeiro do ano da eleição, as  empresas que realizarem pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou aos candidatos e candidatas, para conhecimento público, são obrigadas a registrá-las no PesqEle até cinco dias antes da divulgação. A apresentação dos resultados da pesquisa não é obrigatória.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários