Cientistasdescobriramtrês novas espécies de baratas do gêneroPseudophoraspisna China. Osanimaischegam a medir 3 centímetros de comprimentonafaseadulta e sãoalguns dos menoresrepresentantes de suafamília, segundoospesquisadores.
As espéciesdescobertassão a Pseudophoraspisclavellata, a Pseudophoraspisrecurvata e a Pseudophoraspisincurvata. Animais do mesmogênerosãoencontradosnormalmente do sul e no sudestedaÁsia.
O estudo com a descriçãodasespéciesfoipublicadonaúltimasemana, no periódicocientífico "ZooKeys". As espéciesforamidentificadasnasprovínciaschinesas de Hainan, Yunnan e Guangxi.
Segundo o pesquisadorZongqing Wang, daUniversidadeSudoeste, na China, "o local antes estudadocomo 'habitat' destetipo de barata era o Vietnã. Masnósencontramostrês novas espéciesna China, o queestende o alcance do gêneropara o norte [na China]".
Além dos pequenosanimais, foramidentificadastrêsespécies de baratasgigantesna China, dafamíliaBlaberidae, masquejáeramanteriormenteconhecidas.
As fêmeasdamaiorespécieconhecidadafamíliaBlaberidaeé a Blaberusgiganteus, quechega a medir 10 centímetros de comprimento, de acordo com ospesquisadores.
"As baratassãoinsetosformidáveisnasuadistribuição e biodiversidade, com mais de 4,5 mil espéciesconhecidas e grandealcancegeográfico", afirmou o estudo, queressaltouquefósseismaisantigosdestesinsetosdatam de cerca de 400 milhões de anos. As informaçõessão do G1.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade