Dez mandados de prisão e 17 de busca e apreensão foram cumpridos na manhã desta quinta-feira (22), pela Operação Aletheia, deflagrada pela Polícia Civil da Bahia nas cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Ibotirama, Irecê, America Dourada, Morro do Chapéu e Camaçari, além do município de Valparaíso de Goiás, Distrito Federal e no Estado de Sergipe. O grupo investigado tem envolvimento em crimes de extorsão mediante sequestro no Oeste da Bahia.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
As diligências investigativas tiveram início na cidade de Cotegipe, em 2023, quando dois empresários foram vítimas de sequestro pelo grupo criminoso. Na ação, após as negociações e a liberação das vítimas, a Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão localizando dois acusados na cidade de São Paulo, sendo um deles líder da quadrilha investigada, que foi condenado a 12 anos de prisão.
Os desdobramentos da apuração também apontaram que a maioria dos integrantes do grupo era da microrregião de Irecê, local em que uma das vítimas de sequestro foi mantida em cativeiro. Dentre as lideranças, foi alcançado em Sergipe um acusado envolvido em crimes na Bahia, com drogas, armas e celulares e, com o apoio da Coordenadoria de Polícia Especializada (COPE/SE), no povoado da Caueira, cidade de Itaporanga da D’Ajuda, foi localizada uma das lideranças do tráfico de drogas na região de Irecê.
Participaram da Operação Aletheia equipes da 2ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Alagoinhas), 11ª Coorpin/Barreiras, 12ª Coorpin/Itaberaba, 13ª Coorpin/Seabra, 14ª Coorpin/Irecê, 24ª Coorpin/Bom Jesus da Lapa, Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD/DIP da PCBA), Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Oeste), Núcleo de inteligência da 11ª Coorpin, Polícia Civil do Distrito Federal, PC de Goiás e PC de Sergipe, através da Coordenadoria de Polícia Especializada.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram