Despertar e estimular as diversas práticas de leitura, através de atividades lúdicas, artísticas e culturais. Este é o objetivo da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, que começou na manhã desta quinta-feira (22) e prossegue até o próximo dia 29 em Feira de Santana com atividades centralizadas na Biblioteca Municipal Arnold Ferreira da Silva.
Alunos de escolas da rede municipal de ensino, além de crianças de vários bairros, desenvolveram pela manhã atividades lúdicas, a exemplo de roda de leitura, contos e histórias, pinturas, desenhos criativos e brincadeiras com palhaços. Durante a tarde, consta na programação a performance teatral e apresentação musical, especialmente com saxofone.
Nesta sexta-feira (23), pela manhã, acontecem feira de livros, visitação ao espaço da Biblioteca Municipal, além de atividades lúdicas com palhaços, principalmente brincadeiras e pinturas de rosto. À tarde, tem roda de leitura, contos e histórias, projeção de filmes. A programação será retomada na segunda-feira (26) com roda de leitura, contação de histórias e projeção de filmes. No dia do encerramento do evento acontece apresentação de música e dança com o pessoal da Earte.
A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi unificada através de decreto-lei em 1980, visando promover o livro e aproximar as pessoas das bibliotecas públicas. Em Feira de Santana, existem quatro bibliotecas públicas, sendo três municipais e uma mantida pelo Estado, através da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).
A Biblioteca Municipal Arnold Silva, localizada na rua Geminiano Costa, 286, tem um acervo de 15 mil livros, além de revistas e jornais. Agora, a diretoria da unidade está firmando um convênio com o jornal "Folha de S. Paulo" e "Jornal do Brasil", a fim de receber exemplares diariamente. As outras duas bibliotecas municipais, situadas nos distritos de Maria Quitéria e Humildes, dispõem de um acervo de cerca de 2.500 livros, cada.
Secom/PMFS