Moradores do bairro Asa Branca pedem atenção da prefeitura municipal de Feira de Santana com relação a uma creche que começou a ser construída na Avenida Asa Branca e não foi finalizada. Eles reclamam que o prédio está abandonado, acumulando mato, lixo, insetos e causando insegurança para quem precisa passar pelas proximidades.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
Além disso, os moradores que têm filhos ainda enfrentam outra dificuldade, que é a distância para levar os filhos para escola, já que nas proximidades não há nenhuma unidade escolar para atender a demanda.
O morador Genivaldo Anunciação informou que essa escola em construção atenderia as comunidades do Asa Branca 1, 2, 3, 4 e 5.
“Começaram a fazer essa creche e até hoje não vieram terminar. As pessoas têm que levar as crianças para uma escola longe e tem muitas crianças que não estão indo pra escola devido a distância”, disse.
O morador Germano de Jesus tem dois filhos e mora no bairro há cinco anos. Ele conta que desde que chegou no local, a escola já estava abandonada.
“É um sufoco para levar os meninos para a escola, pois as escolas são todas distantes e essa creche está fechada, abandonada. Tenho que pagar transporte para levar os meninos para a escola”, relatou.
O valor da obra da creche está estimado em mais de 1 milhão e 700 mil reais.
A produção do Acorda Cidade solicitou retorno da Secretaria de Educação e aguarda retorno.
Em resposta as reclamações, a prefeitura de Feira divulgou uma nota, mas não confirmou quando será retomada as obras:
A Prefeitura Municipal de Feira de Santana vem a público esclarecer a situação das obras das creches nos bairros Asa Branca, Aviário e Sítio Matias, todas realizadas em convênio com o Governo Federal por meio do programa Pró-Infância. Essas obras, que são de extrema importância para o desenvolvimento educacional das crianças dessas comunidades, contam com recursos majoritariamente federais, com uma pequena contrapartida do município.
Infelizmente, os repasses do Governo Federal para essas obras têm sido feitos de forma irregular e insuficiente. Essa falta de repasse de recursos tem prejudicado significativamente o andamento das construções, visto que, sem o dinheiro em conta, as empresas responsáveis pelas obras ficaram impossibilitadas de avançar com os trabalhos. Como consequência, algumas delas abandonaram as obras, deixando-as inacabadas.
Especificamente no caso da creche do bairro Asa Branca, a empresa contratada optou por abandonar a obra, e a Prefeitura já tomou as providências necessárias para iniciar um novo processo de licitação. Estamos, também, atualizando os orçamentos dessas obras por meio da Secretaria de Planejamento (Seplan) para que possamos licitá-las mais uma vez e garantir a conclusão dos projetos.
Vale ressaltar que alguns desses convênios foram firmados há vários anos, alguns desde 2014 ou 2016, e os repasses federais têm sido feitos de maneira espaçada e insuficiente para o avanço contínuo das obras. A administração municipal está empenhada em uma gestão mais incisiva para garantir que esses recursos sejam liberados com a agilidade necessária, e que as obras possam ser concluídas o mais rápido possível. Inclusive, o novo processo já foi encaminhado para os trâmites administrativos.
Reafirmamos o compromisso da Prefeitura de Feira de Santana com a educação e com as comunidades dos bairros Asa Branca, Aviário e Sítio Matias. A conclusão dessas creches é uma prioridade, e continuaremos trabalhando para assegurar que as crianças dessas regiões tenham acesso a um ambiente escolar seguro e de qualidade.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram