Festa de Santo Antônio

Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos celebra Jubileu de Diamante; trezenário começa nesta sexta (31)

A festa será encerrada somente no dia 13 de junho, com uma procissão pelas ruas do bairro Capuchinhos.

Procissão de Santo Antônio
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Terá início a partir desta sexta-feira, dia 31 de maio, o Trezenário realizado pela Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos de Feira de Santana, que neste ano, comemora o Jubileu de Diamante.

Com uma vasta programação, a festa será encerrada somente no dia 13 de junho, data em que se comemora o Dia de Santo Antônio, onde haverá uma procissão pelas ruas do bairro Capuchinhos.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da igreja, Frei Liomar Pereira, explanou um pouco da programação que será vivenciada durante estes dias de festa.

Frei Liomar Pereira
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A abertura do Trezenário se dá no dia 31 de maio com a festa da visitação de Nossa Senhora e a Coroação de Nossa Senhora, a rainha do céu e da terra, e assim então nós iniciamos a abertura da Trezena. Do dia 1º até o dia 12, toda noite teremos um padre, um bispo convidado que vai nos ajudar a guiar de modo catequético a nossa Trezena. No dia 13, é o grande dia, agora lembrando que no dia 9 de modo especial, é o dia dos Romeiros, nós teremos então aqui a Santa Missa às 11h, logo após a carreata com o andor de Santo Antônio pelas ruas daqui de Feira de Santana e ao chegarmos na igreja, durante a Santa Missa, será lido o decreto pelo nosso pastor, o nosso arcebispo metropolitano Dom Zanoni, fazendo assim então, com que esta igreja seja elevada a categoria de Santuário, e a tarde nós teremos um show, um segundo Festival dos Romeiros com a presença de Eugênio Jorge”, informou.

Igreja dos Capuchinhos
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Neste ano, a divulgação do Trezenário ganhou grandes proporções. Segundo o Frei Liomar, as vendas das camisas para a festa também estão sendo realizadas em um stand no Boulevard Shopping.

“Uma grande novidade deste ano da festa de Santo Antônio, é que nós estamos com um Stand no Boulevard Shopping, não com o intuito apenas de vender a camisa, a rifa ou até mesmo as canecas, mas sobretudo, porque nós entendemos o pedido do Papa Francisco de ser uma igreja sinodal, nós Capuchinhos de Feira de Santana, entendemos que devemos estar no lugar do povo, então a gente entende que o Shopping também é um lugar teológico, é um lugar que Santo Antônio pode ser encontrado. Eu lembro que no primeiro dia que estávamos no Stand, eu e Adriane, que faz parte da comissão, chegou um senhor, o nome dele é Antônio, e nos relatou ‘foi uma grande surpresa que tive aqui. Vim comprar um produto para minha esposa e encontro Santo Antônio’, então perceba como é necessária esta presença em diversos lugares”, relatou o frei ao Acorda Cidade.

Igreja dos Capuchinhos
Foto: Iasmim Santos/Acorda Cidade

Segundo o pároco, a festa tem como principal objetivo fortalecer a evangelização.

“A importância primeiro é dizer ao povo que nós estamos aqui para evangelizar o anúncio de uma Trezena. O anúncio de uma festa de padroeiro é anunciar o nosso senhor Jesus Cristo como nosso único exclusivo Salvador, e é exatamente isso que São Francisco, Santo Antônio, os santos de modo geral, todos eles anunciaram, viveram este anúncio com a vida testemunhando Jesus Cristo. Desde quando os frades chegaram aqui, que a igreja foi elevada e criada à paróquia, os frades vem sempre alimentando essa cultura religiosa no meio do povo neste segmento de Jesus Cristo pelo caminho, pela estrada, pela vida de Santo Antônio de Feira de Santana, e neste ano, a paróquia então comemora exatamente 60 anos de sua criação, e nós vamos celebrar com o tema: “Com Santo Antônio, em fraternidade, celebramos 60 anos de Caminhada Paroquial”, então é uma longa experiência, uma longa caminhada do povo de Deus aqui em Feira de Santana, chegando a Jesus Cristo por meio de Santo Antônio”, declarou.

Dia dos Romeiros

Festa de Santo Antônio
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, Frei Liomar Pereira destacou que no próximo dia 9 de junho, é um domingo dedicado à todos os Romeiros que visitam a Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos.

“O objetivo não só trazer os Romeiros para cá, mas também fazer com que eles se sintam acolhidos, não pelo pároco, não pelos frades, mas sobretudo, que eles se sintam acolhidos na casa de Santo Antônio e quem os acolhe é o próprio Santo Antônio, e os conduz a uma experiência com Cristo. Teremos missas, confissões, barracas de lanche, a própria carreata, além do II Festival dos Romeiros. É bom Lembrar que é uma devoção popular, os fiéis devotos de Santo Antônio expressam, exalam esta devoção a Santo Antônio, seja nos cânticos, seja nas ladainhas, seja na oração, seja vindo aqui conosco celebrar esta Trezena, nos preparando para o grande dia”, destacou.

Segundo o Frei Liomar, no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, uma ampla programação também será realizada.

“A nossa festa finaliza no dia 13, onde a igreja comemora a festa é de Santo Antônio. Nós temos missas às 6h30, 8h30, 11h, nós temos o plantão de bençãos de 15h até as 17h e das 17h as 19h, Adoração ao Santíssimo. Logo após a procissão da imagem de Santo Antônio, neste ano com destaque, nós estamos convidando e acolhendo todas as seis comunidades, cada uma vai trazer o seu padroeiro para que neste dia 13, possamos sair todos pelas ruas aqui do nosso espaço, daqui da paróquia, levando as imagens das comunidades e também a imagem de Santo Antônio e depois vem a missa de encerramento”, concluiu.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários