Bahia
Aprovado projeto que cria museu artístico e ecológico Frans Krajcberg
Indicação dos nomes que irão compor as comissões deve ser anunciada até a próxima semana
Acorda Cidade
Na tarde desta terça-feira (19), a Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, por acordo entre as bancadas de governo e oposição, o Projeto de Lei Complementar nº 113/2013, que cria, sob a forma de Fundação Estatal de Direito Público, o Museu Artístico e Ecológico Frans Krajcberg.
De acordo com o líder do governo na Casa, deputado Zé Neto (PT), a presente proposição visa fortalecer a cultura baiana dando mais notoriedade às diversas expressões de arte que surgem em nossa região.
“A Casa votou por acordo, combinando um sentimento de harmonia e de reconhecimento. Tendo como relator, inclusive, um deputado de oposição, Sandro Régis (PR), que mostrou ainda mais o quanto o gesto da Casa Legislativa, neste instante, é relevante” enfatizou Zé Neto.
A matéria tem a finalidade de guardar, conservar, utilizar e expor o acervo artístico doado ao Estado da Bahia pelo artista Frans Krajcberg, no intuito de garantir a sua integridade e inalterabilidade.
“A obra de Frans Krajcberg tem valor inestimável para o nosso Estado e o restante da humanidade. A Bahia nesse momento dá um passo decisivo e muitíssimo importante na valorização tanto da arte, como da percepção do mundo. O mais relevante, no entanto, é que ele está sendo lembrado em vida e isso nos dá uma grande alegria. Parabéns a todos que construíram esse momento. Viva a Bahia! Viva a Krajcberg! E viva a quem pensa na vida, quem pensa na humanidade! ” afirmou o líder.
Vale lembrar, conforme frisa mensagem do governo do Estado encaminhada à ALBA, que “as artes plásticas compõem um aspecto relevante da nossa identidade cultural, reconhecida mundialmente pela sua unicidade e peculiaridade”.
O artista – Frans Krajcberg é um pintor, escultor, gravador e fotógrafo, artista plástico nascido na Polônia e naturalizado brasileiro. Sempre presente em suas obras, a natureza foi o tema dos principais trabalhos do artista. Engajado com a temática, ao logo da carreira, ele procurou denunciar ações de agressão ambiental e, por isso, é considerado por alguns como “O defensor da Amazônia”.
Vencedor da bienal do Japão e principal conferencista mundial nas temáticas ligadas à saúde do planeta, Frans Krajcberg é um artista renomado. Ele começou a estudar arte na Rússia, mas os estudos foram interrompidos pela Segunda Guerra Mundial. De 1941 à 1945, ele integrou os exércitos Polonês e, somente após o conflito, retomou os estudos.
As obras de Frans Krajcberg exploram as cores e as mais diversas formas do meio ambiente. O artista, que tem 92 anos de idade, está radicado desde 1972 no sul da Bahia, onde mantém o seu ateliê no Sítio Natura, no município de Nova Viçosa.
Comissões – De acordo com o presidente da Casa Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), a indicação dos nomes que irão compor as comissões deve ser anunciada até a próxima semana.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes