Feira de Santana

Transporte alternativo de Feira de Santana pode deixar de operar na cidade, diz presidente de associação

De acordo com Dinho do Alternativo, a competitividade com carros por aplicativo e clandestinos está maior.

Transporte Alternativo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Com a chegada dos veículos por aplicativo, o transporte alternativo de Feira de Santana está perdendo espaço cada vez mais no município. Com uma frota inicial de 107 carros, atualmente apenas 82 seguem operando.

Em entrevista ao portal Acorda Cidade, o presidente da Associação dos Condutores Autônomos do Transporte Alternativo de Feira de Santana (Ascotrafs Feira), Raimundo Souza, conhecido com ‘Dinho do Alternativo’, informou que o custo para manutenção de um veículo não está sendo compatível com a renda obtida de passageiros.

Dinho do Alternativo
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente começou com 107 carros e hoje a gente só tem 82 operando. O pessoal está desistindo porque é melhor fazer aplicativo com o carro pequeno, do que ter uma Van. Veja o custo de uma Van e o custo de um carro pequeno, então não vale a pena mais você operar com a Van. Ou o poder público vem com a bilhetagem eletrônica para sermos subsidiados e termos uma rentabilidade para fechar a nossa folha ou infelizmente será extinto”, comentou.

De acordo com Dinho, esta é uma reivindicação que a categoria faz há anos, mas nunca foi atendida.

“Eu bato nessa tecla há bastante tempo, porque as pessoas dependem de um cartão, às vezes perde o ônibus e tem que pagar em espécie nas nossas Vans, então se tivesse, seria opcional para todos os usuários de Feira de Santana”, disse.

Ainda segundo o presidente da associação, o distrito de Humildes é o local com maior presença de veículos por aplicativo e clandestinos, competindo com o transporte alternativo.

“O distrito de Humildes por exemplo, lá já está em estado de calamidade. O pessoal comenta comigo que tem umas Spin, 20 Doblôs operando na região de lá subindo e descendo, e o faturamento de Humildes, cada dia que passa, vai caindo. O pessoal está desesperado, então por isso que eu digo que o sistema pode ser extinto se não tiver uma atitude enérgica do poder público com a instalação da bilhetagem eletrônica, para dessa forma, beneficiar não somente o sistema, mas toda a comunidade”, pontuou.

Ao Acorda Cidade, Dinho do Alternativo informou que os veículos operam em todos os distritos. Ainda segundo ele, a utilização do serviço caiu pela metade.

“Hoje nós atuamos nos distritos, então é Tiquaruçu, Bonfim de Feira, Ipuaçu, Humildes, somente a zona rural. Antes nós chegávamos a fazer 300 passagens por dia, mas hoje só atinge 120, 130, e a conta não bate, dessa forma não tem como pagar o Diesel. Sobra o quê para o motorista? R$ 100? Ainda tem o cobrador, é tanto que tem dono de van, rodando porque não tem como pagar o motorista. Antes tinha um motorista e um cobrador pela manhã e outra dupla no período da tarde, tem gente aí que está passando o dia inteiro”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Edson Gonçalves de Almeida

ACM neto prefeito , resolve

Rato Atômico

Em Tiquaruçu não roda dessa van alternativa ! Vemos uma rodando aqui em feira com o nome no para-brisa “Tiquaruçu” mas ela não vai até lá ! Não sabemos o motivo, ou o motorista não quer ir mais ou abandonaram a linha !

Jozélia Correia Luz

Se tirarem as vans. Será que melhora mesmo. ? Tenho minhas dúvidas .

Lucas da Feira

O transporte é horrível, os carros caindo aos pedaços, as vezes superlotados e motoristas e cobradores achando que estão fazendo favor em te levar. Não deixo nunca de pagar R$3 ou R$4 a mais para ter o conforto do uber ou 99.

Daniel

Todos merecem trabalhar. Quem trabalha nas vans são pais de família. Não tô defendendo, mas o que quero dizer é que deveria haver fiscalização. SMTT sk existe no nome e quando vejo trabalhando é para fechar um av para um evento como uma pequena maratona na ñoide ou na fraga maia. Todos os dias vejo veiculos com placa apagadas, polícia Militar só o carro no passeio vendo watssap, clandestino até onde não dá mais, ônibus usados dizendo que são novos. Fiscalização não existe, prefeito não existe, vereador do bairro nem sej quem é. RESUMINDO: Tá tudo errado. Não sabemos mais a quem recorrer.

Anônimo

Minha parte ja tinha acabado, essas vans o cara so entra para ficar levando piadinha de cobrador e isso quando não quer apertar o cidadão igual uma sardinha…

Jorge Santos

O grande problema é sempre o mesmo: a cidade não tem prefeito, se tivesse seria simples 8nstituir horários e foscalizar o cumprimento e o excesso de passageiros, a bilhetagem eletrônica é bem antiga em Salvador, um absurdo que a segunda cidade maís importante ainda não tenha.

Junior Caribe

Essas vans só andam lotadas!! Esse pessoal só pode estar de brincadeira. Tem espaço pra todos, o mundo está cada vez mais populoso. A questão é que hoje as pessoas tem mais opções. Mas vejo tudo lotado, ônibus, vans e ligeirinhos.

Roberto

Cidade sem fiscalização das leis,regras,decretos facilita a clandestinidade e o caos.

BOCA DE ZERO NOVE

QUEM MORA NA ZONA RURAL MESMO VIVE UMA HUMILHAÇÃO COM TRANSPORTE COLETIVO E ESSAS VANS ALTERNATIVAS.

DIA DE DOMINGO NÃO SE VER UMA VAN FAZENDO LINHAS.

OS ONIBUS PIOR….

QUEM TRABALHA NO COMÉRCIO ATE AS 19 HORAS E DEPENDE DAS VANS E DOS ONIBUS ESTÁ FERRADO…

HOJE AS PESSOAS QUEREM COMODIDADE E RAPIDEZ NO LOCAL DE DESTINO.

VCS PRECISAM VEM A HUMILHAÇÃO QUE OS PASSAGEIROS PASSAM NAQUELE PONTO NO BECO DA CAMERA DE VEREADORES.

MUITOS MOTORISTAS SÓ SAEM QUANDO OS ACENTOS ESTÃO COMPLETOS, E ENQUANTO ISSO AS PESSOAS SOFREM DENTRO DA VAN COM O SOL ESCALDANTE QUE PRESENCIAMOS TODOS OS DIAS…

CONHEÇO DOIS DONOS DE VAN QUE ABANDONOU AS LINHAS. O CUSTO COM A MANUTENÇÃO DOS VEICULOS NÃO CONVÉM COM A RENDA MENSAL.

MAS O QUE ACONTECE É QUE ELES NÃO CUMPREM OS HORÁRIOS CORRETOS…. QUEM MORA NA ZONA RURAL E PRECISA IR A UMA CONSULTA NO CENTRO DA CIDADE, TRM QUE SAIR DUAS HORAS ANTES DE CASA PRA O PONTO DA VAN PARA PODER CHEGAR NO LOCAL DE DESTINO EM UM HORARIO CONFORTÁVEL… 30 MINUTOS NO AGUARDO DA VAN…. ISSO SE CHEGAR A 30 … PROVAVELMENTE CHEGA A 1 JORA DE ESPERA .

Eu aqui

Vc disse tudo

BOCA DE ZERO NOVE

EU ACREDITO QUE DEVERIA TER UMA FISCALIZAÇÃO MAIS RIGIDA SOBRE ESSAS SUPERLOTAÇÕES. POIS JA OCORRERAM ACIDENTES COM ESSES PASSAGEIROS DEVIDO A FALTA DE RESPONSABILIDADE DE MUITOS MOTORISTAS.

EU NÃO VOU DEIXAR DE PEGAR UM TRANSPORTE POR APLICATIVO PARA PODER PEGAR UMA VAN…

CHEGO NO LOCAL NA HORA CERTA E SEM HUMILHAÇÃO DE MOTORISTAS E COBRADORES, MUITOS DELES TRATAM OS PASSAGEIROS COM FALTA DE EDUCAÇÃO… POR ESSE MOTIVO AS PESSOAS PARTEM PARA O TRANSPORTE POR APLICATIVO

BOCA DE ZERO NOVE

GOSTARIA DE RELATAR UM CASO GRAVISSIMO QUE OCORREM NAS LINHAS QUE TRANSITAM A BR 116 NORTE… LINHAS …SAO JOSE …MATINHA … VILA FELIZ E OUTROS.

E CONSTANTE VER MUITAS VANS FAZENDO “PEGA” EM BUSCA DE PASSAGEIRO, LEVANDO O RISCOS AS PESSOAS QUE UTILIZAM O TRANSPORTE. OUTRA SITUAÇÃO É A SUPERLOTAÇÃO, VANS COM CAPACIDADE PARA 16 PESSOAS ESTÃO TRAFEGANDO COM 25 E AS VEZES 30 PESSOAS. SEM FALAR A DEMORA QUE FAZEM NOS PONTOS, MUITOS DELA SO SAEM SE ESTIVEREM COMPLETAS OS ACENTOS…

OS IDOSOS QUANDO ESTÃO NO PONTO PARA UTILIZAR O TRANSPORTE , ALGUNS MOTORISTAS PASSAM O PONTO DEIXANDO, DISCRIMINANDO.

POR ISSO MUITAS PESSOAS ESTÃO OPTANDO PELO TRANSPORTE POR APLICATIVO, PRINCIPALMENTE AS MOTOCICLETAS. SAEM PELO UM CUSTO EQUIVALENTE AO DAS VANS, SEM FALAR NA COMODIDADE, A PESSOA SAI DE CASA SABENDO QUE IRA CHEGAR NO LOCAL MAIS RAPIDO E SEM TRANSTORNOS.

Valdir Simões

É a crise , e o final dos tempos.
Até quem tem seu Bom Emprego , e alto Salário , vai sofrer , pois a violência vai aumentar, as Doenças , a depressão , até no YouTube , a crise já chegou , vários influercers começaram a sofrer com a concorrência, e muitos entraram em depressão.

Pela Feira de Santana

O José Ronaldo nunca deu muita atenção para as vans. Agora não será diferente.

Justin

Fiquem achando que as empresas de ônibus vão permitir isso. Teria que combater os carros clandestinos e alocar essas vans para os bairros que precisam, por exemplo: Mangabeira, só tem duas vans e a demanda de passageiros é alta, façam um estudo e comecem a espalhar essas vans para os bairros.

José marcones

Bilhetagem eletrônica nas vans esquece
Se fizer isso as empresas de ônibus é que vão se retirar de feira de Santana, diminuiria em muito o uso dos ônibus e aí ficaria enviavel para as empresas de ônibus

Marcelo Costa

O poder público não está nem fiscalizando as imprudências no trânsito, cometidas pelos motoristas destas vans do alternativo, quanto mais o transporte clandestino.
Será que a rejeição dos passageiros às vans não seria justamente pela maneira como estes motoristas trafegam como loucos por ruas e avenidas?

Paulo ricardo

Só vão tomar uma atitude quando tiver uma tragédia em nossa cidade. O transporte clandestino tomou conta da cidade, as vans andam sem ser fiscalizadas pelo poder público e fazem o que quer no trânsito. Lamentável!

Vaza cobé

É a beleza do capitalismo: Empresas bilionárias que lucram muito e remuneram mal motoristas de aplicativo (escravidão moderna), esses por sua vez desempregam outros como taxistas e motoristas de alternativo. É você gado apoia a privatização que vai fazer todo lucro de empresas assim ser investido na Europa. #vazacobé

João Bastos

É só você ir para o aeroporto e viajar e morar num desses “paraísos” com Venezuela, Cuba, Coréia do Norte, China….. Você verá o que é bom pra tosse.

Zeca

Vc por acaso conhece algum desses países? Países com regimes diferentes! tamanhos diferentes e culturas diferentes! O gado antes de fazer comentários, deveria ao menos consultar o pai dos burros para se man8festar! Muuuuuu

Lucas da feira

Tem certeza que vc falou china? A segunda potência do mundo? Vc já viu algum vídeo de lá? Vai no YouTube e procura, para de ficar vendo os vídeos do telegram que seu grupo coloca.

Jose carlos passos Silva

Depender de uma atitude enérgica do atual governo ?
Esqueça.

Feirense

Acho que essa briga é pra poder andar mais lotados porque eu vejo cada briga por passageiro onde as vans estão superlotadas e ainda assim os permissionário obrigam colocar mais passageiros sem se importar com o desconforto do passageiro

Silmara

Poderia , do meu ponto de vista ,criar um app voltado para vans, sendo que não de forma individual e sim coletiva,assim , acredito, TIDOS , sairiam ganhando

Jair Moreira

O certo mesmo é integrar as vans legalizada a bilhetagem eletrônica, mas por algum motivo, o pior prefeito da história de Feira ainda não fez.