Saúde

Mãe de UTI: paciente relata que apoio multidisciplinar e suporte técnico foram fundamentais para garantir a saúde do seu filho

Em Feira de Santana, Unidade Neonatal especializada conta uma taxa de sobrevivência de 92% nos internamentos.

UTI Neonatal
Foto: Divulgação

Um dos momentos mais difíceis na vida de uma mãe é estar com o seu filho recém-nascido internado em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neonatal). Com a saúde frágil, os bebês nesta condição passam por um monitoramento intenso, a fim de prezar por um desenvolvimento saudável e uma vida sem limitações. Nesses ambientes, contar com uma equipe multidisciplinar e uma estrutura completa podem ser fatores decisivos na evolução positiva da saúde dos bebês.

Jessica Barbosa, mãe de Calebe Barbosa, de apenas cinco anos, foi uma das tantas mães que viveram intensamente os primeiros dias de vida do seu filho. Em 2018, logo após um nascimento prematuro extremo, o menino precisou ficar internado na UTI Neonatal do Hospital Mater Dei Emec, em Feira de Santana, para tratar uma insuficiência renal e outras ocorrências provenientes do seu nascimento com apenas 26 semanas.

A mãe destaca que foram três meses e cinco dias de convívio intenso na Unidade e reforça a importância do apoio dos profissionais da área para entender o momento em que estava vivendo. “Eles conseguiam passar uma segurança para a gente de que aquilo não era o fim do mundo e que aquele momento que estávamos vivendo iria passar”, relata.

A UTI Neonatal do Hospital Mater Dei Emec chama atenção pela atuação efetiva na cidade, com uma taxa de sobrevivência de 92%. Sendo pioneira ao dispor de recursos para atendimento dos casos mais complexos na região, a Unidade de Terapia Intensiva completa seis anos de atuação, realizando atendimentos para recém-nascidos com patologias clínicas e cirúrgicas complexas, exceto cirurgia cardíaca.

“Um dos grandes impactos que sua existência determina na população é que temos a condição de suprir demanda especializada em cuidado neonatal na região sem a necessidade de encaminhar o paciente para Salvador. Somos referência em cirurgia pediátrica e neurocirurgia. Contamos com aparato tecnológico de suporte terapêutico e diagnóstico de elevada sofisticação, imprimindo qualidade, humanização e segurança na assistência”, evidencia Samir Nahass, especialista em pediatria e Diretor Médico do Hospital Mater Dei Emec.

Dados divulgados pela Unidade destacam que 52% das internações na UTI NEO do Hospital são decorrentes de um diagnóstico de prematuridade. Já 24% chegam à UTI com algum problema respiratório relacionado ao período neonatal (chamado de desconforto respiratório precoce), como foi o caso de Calebe.

Samir Nahaas também destaca que a alta taxa de sobrevivência da UTI está relacionada à qualificação e ao entrosamento da equipe, aliado ao suporte oferecido pela instituição, com recursos diagnósticos e terapêuticos. “Além disso, a assistência neonatal com base em práticas baseadas no método canguru, em evidências científicas e protocolos”, aponta o especialista.

Emocionada, Jessica Barbosa destaca que o apoio da equipe foi essencial para o crescimento saudável da criança. “Hoje, meu filho está com cinco anos, forte, lindo e inteligente. Quando eu olho para os quatro cantos, só consigo lembrar da equipe da UTI Neo. Quando eu olho para Calebe, eu enxergo o toque de cada um, de técnico, de psicólogo, de fonoaudiólogo, de enfermeira, de fisioterapeuta, dos médicos, dos pediatras que cuidaram do meu filho. Então, eu sou muito grata a Deus por essa equipe”, finaliza.

Sobre a Rede Mater Dei de Saúde

Somos uma rede de saúde completa, com 44 anos de vida, tendo o paciente no centro de tudo e ancorada em três princípios: inteligência e humanização como pilares do atendimento; tecnologia como apoio da excelência; e solidez das governanças clínica e corporativa.


Nossos serviços médico-hospitalares estão disponíveis para toda a família, em todas as fases da vida, com qualidade assistencial e profissionais altamente capacitados e especializados. Estamos em expansão, levando para mais pessoas o Jeito Mater Dei de Cuidar e de Acolher. Nossa premissa é valorizar a vida dos nossos pacientes em cada atendimento, disponibilizando o melhor que a medicina pode oferecer.

Unidades

Minas Gerais: Hospital Mater Dei Santo Agostinho, Hospital Mater Dei Contorno, Hospital Mater Dei Betim-Contagem, Hospital Mater Dei Santa Genoveva, Mater Dei CDI Imagem e Hospital Mater Dei Santa Clara

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários