Nesta segunda-feira (20), foi iniciado o rastreamento do câncer de pulmão através de exames disponibilizados na Carreta da Saúde Respiratória. A unidade móvel, instalada na Praça Filinto Bastos, é uma iniciativa do Senai Cimatec e tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana.
O prefeito, Colbert Martins, que também é médico, alerta sobre a importância da prevenção. Segundo o gestor, a causa principal do câncer de pulmão é o uso do fumo e do cigarro.
“É importante que a gente faça a prevenção, evitando o tabaco. Estamos, neste momento, diagnosticando para mostrar que o diagnóstico e a perspectiva do tratamento existe, mas se não tiver prevenção, teremos casos cada vez maiores. Inclusive, chamar atenção para o uso dos cigarros eletrônicos”, ressaltou.
Conforme a secretária municipal de saúde, Cristiane Campos, o projeto que tem visitado diversas cidades na Bahia faz parte de uma pesquisa científica que tem por objetivo implementar um protocolo de prevenção e diagnóstico do câncer de pulmão que ainda não existe no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Estão sendo ofertadas tomografias gratuitas para as pessoas entre 50 e 80 anos que são fumantes ou ex-fumantes. Para ter acesso, é necessário um pré-cadastro que pode ser feito na própria unidade de saúde do bairro. Quem se encaixa nesse público-alvo não deve deixar de procurar. O diagnóstico precoce é fundamental para salvar vidas”, enfatizou a secretária.
Além das unidades de saúde, o cadastro para triagem pode ser feito pelo whatsapp 71 9 9927-9041 ou via endereço eletrônico propulmao.com.br.
As informações são da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram