Os pacientes com suspeita de glaucoma terão a chance de participar da campanha “24 horas pelo Glaucoma”, uma ação social realizada em todo o Brasil. Em Feira de Santana, a mobilização acontece no próximo sábado, dia 25 de maio, e conta com a adesão da Santa Casa.
O atendimento que será gratuito, será realizado no Centro Médico HCardio, unidade de atendimento ambulatorial da instituição, a partir das 7h.
Para participar, é necessário realizar o agendamento prévio no próprio Centro Médico, até quinta-feira, dia 23, das 7h às 17h. Os pacientes passarão por uma triagem e receberão uma série de orientações para o tratamento da doença.
Além de realizar o agendamento prévio, os pacientes precisam preencher os pré-requisitos da campanha, como já ter o diagnóstico da doença ou ter histórico familiar de glaucoma; histórico de trauma ou cirurgias oculares e ter mais de 40 anos de idade.
A campanha “24 horas pelo Glaucoma” é de iniciativa do Conselho Brasileiro de Oftalmologia que promove o movimento em todas as regiões do país, na mesma data. O objetivo é mobilizar especialistas, população e órgãos competentes em torno da conscientização sobre a doença.
O glaucoma é uma das principais doenças oculares em todo o mundo e causa cegueira irreversível. Os sintomas podem demorar meses e até anos para se manifestar. Justamente por esta característica silenciosa da enfermidade é muito importante que a população entenda a necessidade de buscar uma consulta com oftalmologista regularmente.
Serviço trata retinopatia diabética
Com a inauguração do serviço de Oftalmologia da Santa Casa neste ano, pacientes acometidos pela retinopatia diabética, lesão na retina que pode levar à cegueira, passaram a ter acesso ao tratamento pelo Sistema Único de Saúde, SUS, em Feira de Santana. Antes, o serviço era disponibilizado apenas na rede privada.
A retinopatia diabética requer um dos tratamentos mais caros na área de oftalmologia. Com o novo serviço, a população mais humilde passa a ter acesso integral ao procedimento que é fundamental para reduzir os impactos da doença e também da degeneração macular relacionada à idade, DMRI, que são as causas da cegueira irreversível.
Novos serviços
O Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA), a partir do dia 1º de junho, estará realizando serviços para a área de endovascular e neurocirurgia. Segundo o provedor da Santa Casa, Rodrigo Matos, é mais um serviço de alta complexidade que beneficiará os pacientes da região.
Assim como esta novidade, cirurgia de fratura em mãos, que não era realizada em Feira de Santana, já está sendo feita no HDPA.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram