Em poucos minutos no centro comercial de Feira de Santana é possível registrar infrações de trânsito que podem colocar em perigo a vida do condutor e das pessoas que estão ao redor.
📲 😎SEJA VIP: Siga nosso canal no WhatsApp e receba conteúdos exclusivos
São condutores na contramão, estacionamentos em lugares irregulares, uso de celular ao volante, a alta velocidade nas ruas, entre outras situações que preocupam o agente de trânsito, Francisco Mota.
Ao Acorda Cidade, ele falou sobre o assunto e fez alguns alertas para os condutores que persistem em infringir o trânsito no centro comercial da cidade. Para Francisco, os dias mais turbulentos são as segundas e quartas-feiras, quando há uma maior movimentação no Centro de Abastecimento.
Pedestres também não estão fora do alerta, a principal dica é buscar atravessar na faixa e sempre que o sinal estiver vermelho.
O agente ressaltou que as pessoas habilitadas passam por processo de avaliação que trouxeram conhecimentos do que é certo e do que é errado no trânsito, portanto, se os erros continuam não é por falta de informação, mas sim, de conscientização dos condutores.
“O condutor de Feira de Santana, ele tirou a habilitação dele, ele sabe o que é certo. Não precisa mais do agente de trânsito informando ao condutor que ele está sem cinto de segurança, que ele está invadindo uma faixa de pedestre, que ele está invadindo o sinal. Que ele não pode estacionar no passeio público. Que ele não pode estacionar na vaga de idoso, na vaga de deficiente. Tudo isso é sujeito as autuações e é sujeito também a guincho, mas só que alguns condutores de Feira de Santana ainda temam em continuar fazendo essas infrações. Mas nós estamos aí para coibir as infrações e também orientar”, declarou.
O agente também fez um alerta a motociclistas que descem das motos para pegar atalhos na contramão, invadindo o sinal, sobe o passeio público; essas práticas são consideradas invasões e também são infrações dentro da lei de trânsito.
Vale destacar que desde 2023, o Código de Trânsito Brasileiro passou a não multar condutores que empurram motos na contramão e passeios públicos, mas a medida só vale em caso de pane ou defeito na motocicleta.
“Veículo motorizado não pode ser empurrado para satisfazer desejos de nenhum condutor. Pula canteiro, empurra na contramão, quando nós vamos autuá-los, eles estão dizendo que pode, mas não pode. Veículo motorizado nenhum, pode ser empurrado, cometendo infração nenhuma. Eu acredito que não seja falta de conhecimento não, que quando ele vai tirar sua habilitação tudo isso é orientado a eles, é simplesmente que eles fazem isso como jogada, para cometer suas infrações”.
Outro problema frequente é o estacionamento em locais irregulares no centro, como em passeios da Rua Marechal Deodoro e Sales Barbosa. Francisco que já vai fazer 23 anos atuando na fiscalização de trânsito é da primeira turma de agentes e sabe bem as infrações cometidas pelas ruas do centro.
“Estacionar em local proibido, fila dupla, todas essas questões que eu já falei, tantos sujeitas a multa, como também a remoção pelo guincho. Nós estamos sempre orientando, mas tem casos que aqui que não dá mais para orientar. Tem que fazer autuações realmente. A minha missão no trânsito é essa, rodar o centro da cidade todinho para coibir os abusos e também orientar. E o que acontece direto é isso, as pessoas sem cinto de segurança, celular, coisas que não precisa mais está orientando ninguém e o pessoal continua cometendo essas infrações”, afirmou.
Sobre muitas reclamações de pedestres e condutores em dizer que o trânsito da cidade é desorganizado, que aparenta ser um tráfego parecido com o da Índia, o agente rebateu e disse que apesar da falta de conscientização, ainda assim, o trânsito é mais organizado.
“Se esperar que Feira de Santana chegue ao trânsito da Índia, nós estamos perdidos. O trânsito de Feira de Santana ainda é bom, com certeza, absoluta”.
Francisco ainda explicou que já faz mais de sete meses que na Rua Marechal Deodoro só pode trafegar no sentido único, em direção à Avenida Getúlio Vargas.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram